segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Abertas inscrições para seminário do Conama sobre instrumentos econômicos

Adriano Ceolin

Estão abertas as inscrições para o seminário Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: Desafios e Oportunidades, marcado para os dias 21 e 22 de agosto, em Cuiabá (MT). O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), será realizado na Assembléia Legislativa do Mato Grosso. O encontro faz parte de uma reunião ampliada da Câmara Técnica de Economia e Meio Ambiente do conselho.

O objetivo do seminário será avaliar instrumentos econômicos para a gestão ambiental rural na Amazônia com vistas a sugerir políticas e ações de governo e definir inciativas no âmbito do Conama. Estão previstas as participações de autoridades federais e estaduais. Especialistas no assunto deverão apresentar painéis e palestras. O seminário será aberto ao grande público. As inscrições podem ser feitas pelo sítio www.mma.gov.br/conama até o dia 16. O diretor do Departamento de Economia e Meio Ambiente (Dema), do MMA, Luiz Fernando Merico, explica que os instrumentos econômicos são utilizados para estimular ou desestimular o uso da biodiversidade na produção de bens e processos: "É tudo aquilo que possa conduzir ao objetivo de fazer funcionar a economia e, ao mesmo tempo, manter a capacidade produtiva dos ecossistemas", explica.

O seminário vai abordar as experiências internacionais, analisar quais tipos de créditos os bancos têm oferecido na área e identificar quais atividades devem ser constrangidas do ponto de vista econômico. "O que nós vamos fazer no encontro é justamente discutir os instrumentos econômicos para ajudar numa gestão ambiental mais adequada na Amazônia", disse Merico.
Segundo ele, o objetivo é fazer com que a própria economia passe a produzir um desenvolvimento sustentável. "Porque, com isso, a gente gera emprego, renda e, ao mesmo tempo, a proteção ambiental", afirmou. A idéia do evento surgiu durante a 45ª reunião extraordinária do conselho, realizada em Cuiabá, em 2005. "Foi uma proposta aprovada na reunião do Conama, que debateu as ações do governo federal e dos estados para combater o desmatamento na Amazônia", afirmou o diretor do Conama, Nilo Sérgio Diniz. Nesse sentido, o seminário é um passo importante para estimular uma maior discussão sobre o assunto. O evento buscará abordar o atual panorama, as iniciativas, as limitações e os desafios para a gestão ambiental rural. "É preciso combater o desmatamento, incentivando uma economia baseada na conservação do recurso florestal", disse Diniz.

Fonte: MMA

Nenhum comentário: