quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Golfinho baiji é considerado extinto por cientistas

Cientistas da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL) consideram que um golfinho chinês de água doce, conhecido como baiji, está praticamente extinto. Os especialistas dizem não ter conseguido localizar nenhum exemplar no rio Yang-tsé - seu habitat natural - durante seis semanas.

Segundo os membros da organização, este golfinho é o primeiro cetáceo a desaparecer da Terra como resultado direto da influência do homem, devido à pesca desregulada.
Na década de 50, a população deste golfinho - espécie única do Yang-tsé - era de milhares, mas diminuiu com os anos, enquanto a China se modernizava e começava a utilizar o rio para a pesca, o transporte e a geração de eletricidade, acrescentam os cientistas. Um dos autores do estudo e integrante do ZSL, Sam Turvey, classificou a extinção de "trágica". "O golfinho do rio Yang-tsé era um mamífero incrível que se separou de outras espécies há mais de 20 milhões de anos", disse. "A extinção representa o desaparecimento de um galho completo da árvore da evolução da vida, e é preciso ressaltar que temos que assumir a responsabilidade sobre nossa tarefa como guardiães do planeta", acrescentou.

A espécie, conhecida cientificamente como Lipotes vexillifer, era a única da família Lipotidae, que aparentemente se separou de outros mamíferos marítimos, como baleias, golfinhos e botos, entre 20 e 40 milhões de anos atrás. Os baijis têm um bico longo e estreito e vivem em grupos de três ou quatro. A equipe realizou um estudo visual e acústico durante seis semanas no final de 2006. Apesar de existir a chance de algum golfinho não ter sido encontrado durante a pesquisa, "a impossibilidade de detectar um baiji durante a pesquisa indica que as possibilidades de encontrá-los e levá-los (a uma reserva) praticamente desapareceram", ressaltam os especialistas.

No entanto, o Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF, na sigla em inglês) considera que a análise não é definitiva. "O WWF não acredita que o golfinho baiji possa ser declarado extinto ou 'extinto de fato' porque a pesquisa foi realizada em um curto período de tempo em uma área limitada do rio", afirmou um porta-voz da organização.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: