terça-feira, 4 de setembro de 2007

Baleia jubarte de 30 toneladas encalha no ES


Biológos ainda não sabem a causa da morte da baleia na praia de Jacaraípe, na Serra. Animal está amarrado na orla e deve ser enterrado nesta terça-feira.

Uma baleia jubarte com cerca de 30 toneladas foi encontrada morta, na manhã desta terça-feira (4), na praia de Jacaraípe, na Serra (ES). O animal tem 11 metros de comprimento e cerca de 4 anos de idade, segundo biólogos do Instituto Orca.

A causa da morte ainda é desconhecida e deve ter ocorrido ainda em alto-mar, pois estava em estado avançado de decomposição. O biólogo Lupércio Barbosa afirmou que a decomposição do animal pode ser prejudicial à população. "A exposição de um animal em estado de putrefação em área urbana pode colocar em risco a saúde pública. Muitas pessoas insistem em encostar e manipular a baleia e desconhecem a possibilidade de contaminação." A Secretaria de Serviços Urbanos de Serra enviou uma equipe até o local. A baleia já foi amarrada para evitar que a correnteza leve a carcaça de volta para o fundo do mar. A idéia é esperar a "maré baixar" para que a jubarte seja retirada da praia e enterrada ainda nesta terça-feira.

Desde julho, essa é a terceira baleia que aparece morta no Litoral do Espírito Santo. O primeiro caso ocorreu em Gurapari, quando um filhote de jubarte foi encontrado morto. A segunda vez foi em São Mateus, no sábado (1º). A baleia também estava morta.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: