quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Brasil pode triplicar a produção de alimentos, fibras e energia

Valéria Costa

Em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) , ontem (26), o gerente-geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, afirmou que o Brasil pode triplicar a produção de alimentos, fibras e energia e ainda aumentar a produção de carne e leite sem precisar derrubar uma árvore sequer e ainda preservando os recursos naturais. Nos últimos dois anos, cerca de 20 mil produtores de todas as regiões do país, especialmente do cerrado,têm obtido a sustentabilidade da atividade agropecuária, afirmou Rodrigues Peres durante o debate sobre o projeto que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária.

A proposta é de autoria dos senadores João Ribeiro (PR-TO) e Expedito Júnior (PR-RO), Com a adoção do sistema Integração Lavoura-Pecuária, desenvolvido pela Embrapa, será possível a recuperação dos cerca de 50 milhões de hectares de solo em degradação no Brasil, disse Rodrigues Peres. A tecnologia é transferida aos agricultores por 1.300 técnicos treinados pela Embrapa, como informou o especialista. Nos próximos três anos, a empresa pretende capacitar cerca de 50 mil multiplicadores em vários níveis. A implementação desse sistema também já significou a recuperação de aproximadamente três milhões de hectares de áreas de solo em degradação, disse o dirigente da Embrapa. - Dinâmico, o sistema exige constante aprimoramento. Por isso, recentemente, o componente Floresta, importante para a sustentabilidadedos ecossistemas, foi incorporado. Assim, a Embrapa passou a adotar um novo conceito: integração lavoura-pecuária-floresta - informou Rodrigues Peres.

Por sua vez, o gerente de Planejamento e Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, Luiz Carlos Balbino, disse que o fato de o Brasil ainda ter em seu território 18% da floresta intacta do mundo mostra a importância do país na questão da exploração sustentável dos recursos naturais. Balbino chamou a atenção para o fato de a Amazônia abrigar uma população de 23 milhões de pessoas, que, observou, devem explorar esses recursos naturais de forma sustentável. Ele lembrou que é necessário pensar na produção de renda para os habitantes da região de forma sustentável. O gerente da Embrapa criticou ainda as organizações não-governamentais conservacionistas internacionais, que apontam a soja e o gado como os grandes fatores de destruição da floresta. Ele disse que a maior parte da produção de soja da chamada Amazônia Legal ocorre no cerrado, principalmente em Mato Grosso. Os senadores Expedito Júnior (PR-RO), João Ribeiro (PR-TO) e João Tenório (PSDB-AL), entre outros, elogiaram os palestrantes e ressaltaram a necessidade de prosseguir o debate sobre o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário: