quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Empresa holandesa vence leilão de créditos de carbono em São Paulo

O holandês Fortis Bank NVSA venceu hoje o primeiro leilão de créditos de carbono em uma bolsa de valores no mundo, depois de adquirir, por 13 milhões de euros, um lote de 808.450 certificados da Prefeitura de São Paulo. No inédito leilão, o banco holandês desembolsou 16,2 euros por cada unidade de créditos, após um preço inicial de 12,7 euros. A prefeitura esperava uma cotação de 14 euros por crédito, segundo dados da Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F), que organizou a operação.

O Projeto Bandeirantes de gás de Aterro e Geração de Energia em São Paulo incentiva a utilização do gás metano produzido na cidade para a produção de energia.
Na primeira experiência mundial de leilão de créditos de carbono em uma bolsa de valores, 14 grupos disputaram a aquisição do lote. O negócio de comercialização de créditos de carbono, como "moeda ecológica", está previsto no Protocolo de Kioto, que permite a empresas que não consigam reduzir a emissão de gases pagar pelos certificados para evitar sanções.

O dióxido de carbono utilizado em projetos de redução de gases permite gerar os créditos sob os termos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da Organização das Nações Unidas (ONU). O dinheiro proveniente do leilão deverá ser investido nos projetos que geraram os créditos ou em novas iniciativas similares.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: