terça-feira, 25 de setembro de 2007

Famílias serão removidas de local contaminado na Baixada Fluminense com recursos do PAC

Thais Leitão

Cerca de 150 famílias que moram na Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, serão removidas num prazo de um ano e transferidas para um conjunto habitacional que será construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O contrato que garante a realização das obras foi assinado hoje (25) pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, e pelo prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis. De acordo com o ministro, a intervenção é fundamental porque o local ocupado está contaminado há décadas por pó de broca, uma substância tóxica que pode causar câncer e má formação congênita. "Esse projeto tem uma relevância particular para retirar as famílias de um local contaminado. Assim que tivemos o PAC. incluímos a Cidade dos Meninos como uma de nossas prioridades aqui em Duque de Caxias", afirmou Fortes. O ministro explicou que o solo da localidade recebeu os resíduos tóxicos por ter abrigado uma fábrica de inseticida contra a malária, instalada no local pelo governo federal antes que os riscos dessas substâncias fossem conhecidos. A companhia foi desativada na década de 60. Fortes disse que medidas para descontaminar a região foram tomadas, como plantio de eucaliptos e utilização de cal virgem, mas os efeitos produzidos não foram os esperados, e a poluição não foi combatida.

Vivem no local aproximadamente 350 famílias. Márcio Fortes disse que em uma próxima fase devem ser contemplados os demais moradores. De acordo com informações do Ministério das Cidades, no conjunto habitacional de Sarapuí, que vai abrigar os primeiros habitantes, as casas serão construídas com acesso à rede de água, tratamento de esgoto e energia elétrica. As ruas da comunidade serão pavimentadas e o projeto prevê, ainda, a construção de uma creche, um campo de futebol e uma praça.A previsão é de que as obras comecem no mês que vem e sejam concluídas em um ano. O investimento total é de R$ 11,3 milhões em recursos do PAC, sendo R$ 8,9 milhões em verbas federais e o restante em contrapartida da prefeitura. Há três meses, depois de sobrevoar a área, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou que, após a remoção das famílias, o local receberia um novo processo de descontaminação. Ele informou, na ocasião, que o acompanhamento da saúde dos moradores da Cidade dos Meninos está sendo feito pela Fundação Osvaldo Cruz e pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que realizam periodicamente atendimento ambulatorial e exames nos moradores.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: