domingo, 9 de setembro de 2007

Fiscais do Ibama em Itajaí realizam operação Olho Vivo visando apurar fraude no DOF

Fiscais do Escritório Regional do Ibama em Itajaí/SC, apreenderam 32 m³ de madeira serrada de Cambará, procedentes de Mato Grosso, no início da Operação Olho Vivo. Nome dado pelos agentes por que a ação visa apurar fraudes no sistema DOF em Santa Catarina.

A madeira apreendida era originária da cidade de Cláudia/MT e o documento expedido estava em nome de Lunencat Madeiras Ltda, mas o destino era a empresa Pedro Wtemberg-ME, no município de Joinville. A irregularidade é que a madeira estava sendo destinada para outra empresa, a Macosaca Materiais de Construção Ltda, do município de Penha/SC. Durante a abordagem os fiscais constataram que a Macosaca, havia recebido apenas parte da carga, 6 m³, o restante estava numa carreta para ser distribuída a outros compradores. Ao ser comprovada a fraude no sistema DOF, os agentes de fiscalização, Daniel Cardoso Mafra e Generino Pereira, autuaram e multaram a Macosaca Materiais de Construção no valor de R$ 3 mil por receber a madeira sem autorização.

O transportador Nilo Fransoni, recebeu multa de R$ 3,2 mil por transportar 32 m³ de madeira sem autorização de transporte válida. Ele foi conduzido à delegacia da cidade de Penha/SC, onde prestou esclarecimentos ao delegado de plantão. A lei prevê pena de seis meses a um ano de prisão pela prática de crime ambiental. Como as duas empresas de Santa Catarina, envolvidas na fraude estão cadastradas no Sistema DOF e não possuem pastas no Setor de Controle do Ibama, elas foram imediatamente bloqueadas.

Fonte: Ibama/Itajaí

Nenhum comentário: