sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Luta climática não pode frear economia, diz Bush

Bruno Garcez

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta sexta-feira que os americanos devem "liderar o mundo no combate à emissão de gases causadores do efeito estufa". Mas Bush acrescentou que isso deve se dar "de uma maneira que não mine o crescimento econômico ou que impeça as nações de dar mais prosperidade a seus povos".
O comentário do presidente americano ocorreu durante seu pronunciamento na conferência sobre meio ambiente que está sendo realizada na sede do Departamento de Estado, em Washington. O evento conta com a participação de 16 dos maiores países poluentes do mundo, incluindo o Brasil.

Bush disse que conciliar o corte de emissões com crescimento econômico é possível. "No ano passado, a economia dos Estados Unidos cresceu, ao mesmo tempo que reduzimos os nossos índices de emissão de gases do efeito estufa". O presidente americano frisou que a tecnologia é uma peça vital para o corte de gases poluentes. "Somos grande usuários de energia e temos os recursos e o conhecimento para desenvolvermos tecnologias que usem energia limpa." "Queremos que todas as nações nesta sala ampliem suas pesquisas e investimentos na área de energias limpas", afirmou Bush. "Também devemos trabalhar para que a disponibilidade destas tecnologias aumente, especialmente no mundo desenvolvido." Fundo internacional
Bush pediu ainda a criação de um fundo internacional de tecnologia. "Este fundo vai receber contribuições de governos em todo o mundo e ajudará a financiar projetos de energia limpa nos países em desenvolvimento."

O discurso do líder americano teve um tom quase que idêntico ao da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, realizado na quinta-feira, na abertura da conferência. Rice havia dito que cada país deve decidir como se envolver em um esforço mundial de combate ao aquecimento global. O presidente, por sua vez, disse que cada país deve fixar os seus próprios limites para emissões de gases poluentes e assegurou que os Estados Unidos estão determinados a lidar com o problema do aquecimento global. "Ao trabalharmos juntos, nós iremos estabelecer políticas sábias e efetivas. É no que estou interessado, políticas efetivas", afirmou. "Quero que o trabalho seja feito. Nós identificamos um problema. Vamos resolvê-lo juntos." "Vamos usar o poder da tecnologia", acrescentou Bush. "Existe um caminho adiante que nos permitirá crescer nossas economias e proteger o meio ambiente e isso se chama tecnologia." O encontro organizado pelo governo americano, na sede do Departamento de Estado, pretende ser um dos primeiros de uma série.
O objetivo é estabelecer pontos de discussão que poderão ser retomados na convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em dezembro, em Bali, na Indonésia. A reunião em Bali poderá estabelecer as metas para um acordo que sucederá o Protocolo de Kyoto, compromisso em vigor desde 2005 que prevê a redução de gases poluentes e cujo prazo vence em 2012.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: