terça-feira, 25 de setembro de 2007

Oficina debate expansão do setor sucroalcooleiro e gestão dos recursos hídricos

Daniela Mendes

O ministro interino do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Capobianco, participou, na manhã desta terça-feira (25), da abertura de uma oficina promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) para discutir a expansão do setor sucroalcooleiro e a gestão dos recursos hídricos. Segundo Capobianco, o tema é estratégico e traz uma oportunidade única para o Brasil, mas é preciso que o crescimento desse segmento, um dos que mais consome água no país, se dê de forma ambientalmente sustentável. "Nós temos que trabalhar de forma integrada para garantir que, de fato, essa oportunidade se concretize de integralmente?", defendeu.
Ele disse ainda que a temática do etanol é uma das prioridades do MMA e está presente no novo formato de gestão do ministério que passou recentemente por uma reestruturação onde foram fortalecidas as secretarias que lidam diretamente com esse tema.

Além de representantes da ANA, participam da oficina os secretários de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Egon Krakhecke, e de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Luciano Zica, e ainda secretários e gestores de recursos hídricos de estados onde há ou poderá haver a expansão do setor sucroalcooleiro como: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Durante a oficina, que encerra no final da tarde de hoje, os representantes dos estados apresentarão o panorama atual e futuro da expansão do setor sucroalcooleiro, além do respectivo posicionamento de cada estado - ou órgão gestor de recursos hídricos - diante deste crescente processo.

Fonte: MMA

Nenhum comentário: