sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Pesquisadores discutem agroenergia na Amazônia

Juliana Freire

Na próxima semana, durante os dias 01 e 02 de outubro, pesquisadores de algumas unidades da Embrapa se reúnem em Manaus (AM) para discutir sobre agroenergia na Amazônia. A idéia é construir uma agenda de pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia em agroenergia para a região.

Participam do encontro a diretora-executiva da Embrapa Tatiana de Abreu Sá, o chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Eduardo Lazarini da Fonseca, o chefe da Assessoria de Inovação Tecnológica, Lúcio Brunale e representantes da Embrapa Transferência de Tecnologia, Embrapa Agroenergia, Embrapa Solos, Embrapa Floresta, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Roraima, Embrapa Rondônia, Embrapa Acre, Embrapa Amapá e Embrapa Tabuleiros Costeiros.A reunião técnica tratará de temas prioritários para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas de produção que possam promover a produção sustentável de biodiesel e etanol no bioma Amazônia. No primeiro dia serão discutidos o cenário, demandas, tecnologias disponíveis, florestas energéticas e culturas com potencial para a agroenergia como a cana-de-açúcar e dendê.

No segundo dia, os participantes se reúnem em grupos de trabalho para a construção de uma matriz de conhecimento. No final, o objetivo é definir o posicionamento da Embrapa sobre o tema, elaborar calendário com as ações, atividades, propostas e prioridades, além de integrar as unidades envolvidas em torno da execução das demandas em agroenergia.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário: