De 1º a 7 de outubro, centenas de instituições de ensino e pesquisa realizarão diversas atividades e eventos, por todo o País, voltados para a divulgação da ciência e tecnologia. Neste ano o tema “Terra” guia todos nessa grande aventura do conhecimento que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
O tema segue a orientação da ONU, que proclamou o Ano Internacional do Planeta Terra (triênio 2007-2008-2009) com o objetivo de mobilizar a população mundial para a necessidade da preservação da vida na Terra e do estabelecimento de um desenvolvimento sustentável para o Planeta. As atividades realizadas na SNCT são as mais variadas: tendas da ciência em locais públicos, exposições e excursões científicas, experimentos, cursos, palestras, apresentações artísticas e culturais, atividades educativas, observações de fenômenos do céu e da natureza, oficinas e feiras de ciências, entre outros. A cada ano cresce a participação de instituições e de municípios na Semana, que é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Em 2004, ano da primeira edição, foram desenvolvidas 1.848 atividades. Em 2006 foram 8.654 atividades em 363 cidades, envolvendo 1.014 instituições.
Programações semelhantes ocorrerão em todos os estados, contando com a colaboração das secretarias de C&T e Fundações de Amparo a Pesquisa (Faps) estaduais e a participação ativa de instituições locais de ensino e pesquisa. No Rio de Janeiro, a abertura será dia 1º, no Largo da Carioca, no centro da cidade. Para a barca Rio-Niterói estão programadas algumas atividades no dia 2. Doze instituições de ensino e pesquisa atenderão 90 alunos por viagem, com ações como bate-papos sobre doenças sexualmente transmissíveis e outras. Para a plataforma da barca estão programadas oficinas de física e de material reciclado. Em Belo Horizonte haverá um grande evento integrado no Parque Municipal. O Museu de Ciências da Terra Aléxis Dorofeef preparou variadas atividades. A exposição “A Terra – um planeta especial” será inaugurada no dia 2 e faz parte de um grande evento que promoverá oficinas como a preparada pelo pintor Paulo César, especializado em tintas de solo. No Distrito Federal, 40 instituições estarão presentes no Museu Nacional, no Conjunto Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, durante toda a Semana.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) montará uma barraca noturna para mostrar como vivem os insetos da Amazônia à noite. A Embrapa organizará palestras sobre agricultura orgânica e o Comando da Marinha monta exposições sobre a Antártica e a Amazônia Azul. Em São Paulo estão programadas atividades na Estação Ciência, no bairro da Lapa, no Parque Ibirapuera, Parque da Água Branca, estações do Metrô, Praça do Relógio e na Cidade Universitária da USP. As atividades variam de exposições itinerantes, projeto Mão na Massa, apresentações de peças teatrais, de dança, de cantores, até a montagem de um laboratório virtual e ciclo de palestras. São José dos Campos, Bauru, São Carlos, São Vicente, Campinas e muitas outras cidades também terão extensa programação. Durante a Semana serão exibidos em todo o País vídeos e filmes de divulgação científica. Foram distribuídos para as coordenações estaduais 23 módulos, de 15 a 50 minutos, do Projeto "Ver Ciência 2007". A programação é dirigida ao público geral, sendo recomendada para a audiência a partir da faixa infanto-juvenil (14 anos, de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental).
Fonte: Assessoria de Imprensa do MCT
Nenhum comentário:
Postar um comentário