terça-feira, 30 de outubro de 2007

3ª Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul será aberta neste domingo

Evento internacional discute mudanças climáticas, impactos e políticas ambientais

No próximo domingo (04/11), será aberta a III Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul, no Hotel Bourbon (ex-Hotel Blue Tree Ibirapuera), em São Paulo, a partir das 18h. O pesquisador Luiz Gylvan Meira Filho (IEA/USP), um dos brasileiros que mais contribuíram para o IPCC, com participação destacada nas Conferências das Partes da Convenção do Clima pelo governo brasileiro, fará a conferência de abertura do evento.

Durante as solenidades do dia, será inaugurada a Exposição Tecnológica que ocorre simultaneamente à conferência, com a participação de instituições de pesquisa, universidades, sociedade civil e iniciativa privada. O ciclo de palestras e debates iniciam-se no dia seguinte (05/11). Serão quatro dias de apresentações e discussões, cada um deles dedicado a um tema específico.

Na segunda-feira (05/11), o evento, essencialmente científico, abordará o tema “A Ciência das Mudanças Globais”; terça-feira (06/11), ainda sob uma perspectiva científica, mas apontando para questões de natureza política, o assunto será “Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação”. Na quarta-feira (07/11), um debate mais amplo, envolvendo setores público, privado e sociedade civil, sob o tema “Evitando as Mudanças Climáticas”, traz à discussão as políticas públicas em torno do problema e solução para o controle das emissões dos gases do efeito estufa. Por último, na quinta-feira (08/11), estarão em pauta aspectos de política externa relacionados ao Protocolo de Kyoto sob o tema “O Futuro do Regime Climático Global”. A Ciência das Mudanças Globais No primeiro dia de debate, na segunda-feira (05/11), pesquisadores de várias instituições brasileiras e de outros países sul-americano exploram os resultado do último relatório do IPCC, buscando mapear a fronteira do conhecimento sobre mudanças climáticas.

A idéia, segundo o coordenador executivo do evento, o pesquisador Pedro Dias (IAG/USP), atual diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT), é formar uma agenda científica, que indique os rumos necessários à pesquisa com foco na América do Sul. Os trabalhos neste dia (05/11) serão coordenadores pelos pesquisadores Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) e Jean Pierre Ometto (CENA/USP), ambos do Programa Internacional Geosfera-Biosfera (IGBP). As duas mesas redondas - Confiabilidade e Incertezas nos Resultados do IPCC 2007 e Águas e Mudanças Climáticas – estarão, respectivamente, sob a responsabilidade de Maria Assunção Faus da Silva Dias, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Inpe, e de Carlos Eduardo Morelli Tucci, do Instituto de Pesquisa de Hidráulica (IPH), da UFRGS.

Fonte: INPE

Nenhum comentário: