quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Carro elétrico carrega bateria com energia eólica

Roberto do Nascimento

O 5° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos, que se realiza nesta quinta e sexta-feiras no Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro, traz carros inusitados, com tecnologias que poderão solucionar dois grandes problemas que se avizinham, a escassez de energia e o aquecimento global provocado pelo uso de combustíveis fósseis.

São carros, ônibus e motos com uso mais eficiente de energia e menos poluidores. O Agix A1 utiliza baterias carregadas com energia eólica (do vento) e o ônibus elétrico híbrido solar, desenvolvido pelo Cenpes - Centro de Pesquisas da Petrobrás e fabricado pela Eletra Industrial, recarrega suas baterias com células fotovoltáicas (painéis solares) colocadas sobre o teto do veículo. "O protótipo que colocamos para circular nas praias do Leblon e Ipanema utiliza baterias carregadas com energia eólica: instalamos um receptor na Lagoa Rodrigo de Freitas que capta a energia dos ventos", explica Leandro Celano, da Agix. O carro da montadora de veículos elétricos brasileiros Agix Motor Company pode ser utilizado para transporte de carga e de passageiros e têm autonomia de 8 a 10 horas, além de grande mobilidade-raio de giro de 2,3 a 3,4 metros. O carro utiliza 6 unidades de baterias de 8V cada, totalizando 48V, freios a disco de dupla atuação em cada roda, mede 255 x 110 x 125 cm e pesa em torno de 400 quilos.

A mesma empresa vai expor uma Saveiro elétrica, batizada de Weg Ii - Vew II, equipada com 53 baterias de lítium-íon 3,2V 30Ah (tecnologia semelhante a utilizada em telefones celulares), que permite carga rápida, tem vida útil sete a oito vezes superior à das baterias chumbo-ácidas e é muito mais leve. As questões de custo e segurança ainda são as principais limitações para a utilização deste tipo de bateria nos automóveis. Também no estande da WEG poderá ser visto um kart com tecnologia eletroquímica que produz eletricidade por meio da combinação de hidrogênio e oxigênio. No estande da GPS Electric Movement serão apresentadas algumas versões de motorizações do modelo Future (scooter elétrica) e de triciclos. A empresa de Natal (RN), atende o segmento urbano e coletivo, com scooters elétricas, patinetes elétricos, triciclo e quadriciclo elétricos.

A CPFL Energia, que caminha para uma inovação em sua frota de veículos já testando veículos elétricos, mostrará as motocicletas elétricas Scooter, fabricadas pela montadora Bramont, na Zona Franca de Manaus. Quatros destas motocicletas em teste na empresa, em Campinas (SP) que, no ano passado, também adquiriu um Pálio movido 100% por energia elétrica, veículo produzido por Itaipu em parceria com a Fiat.

O Centro de Pesquisas (Cenpes) da Petrobrás apresentará ao público do VE 2007 um ônibus elétrico híbrido que tem a carga de suas baterias abastecidas com energia solar captadas por painéis de células fotovoltaicas instaladas no teto do veículo. O ônibus circulará pelas imediações levando os interessados para um passeio educativo. O protótipo foi fabricado pela Eletra Industrial, empresa de São Bernardo do Campo (SP), que mantém 37 trólebus e 40 ônibus elétricos híbridos em circulação na Grande São Paulo, já exportou para Nova Zelândia e deve vender também para o México.

Fonte: DiárioNet

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