O Ibama do Piauí realizou ontem (07), a maior apreensão de animais silvestres do ano e uma das maiores já feitas no Estado. Foram 284 animais apreendidos na já tradicional Feira dos Pássaros, localizada no Mercado Central de Teresina. Onze pessoas participaram da operação.
A operação realizada de surpresa pelos técnicos do Ibama é considerada rotineira, mas como estava parada há alguns meses, conseguiu apreender essa grande quantidade de animais. Segundo o superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, essa é uma forma de coibir a comercialização de animais silvestres no Piauí. “Estamos realizando estas operações para tentar acabar de vez com essa feira”, lembra Romildo. Ainda durante a operação uma pessoa foi presa e autuada em flagrante com sete animais dentro de uma sacola de viagem. Os animais, segundo ele, vinham do Maranhão. Ele terá que pagar multa no valor de R$ 3,5 mil e irá responder à Justiça por crime ambiental e poderá pegar de um a três anos de prisão. Os animais apreendidos foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) onde receberam os primeiros cuidados médicos. Entre os animais apreendidos estão periquitos, papagaios, sabiás, galos de campina, xexéus, curiós, marrecos, pipiras, além de exemplares como Rei do Congo e Chico Preto, e um casal de preás.
Segundo o chefe da Divisão de Controle Ambiental e Fiscalização, Carlos Moura Fé, as fiscalizações serão mantidas nos próximos dias. Além do Mercado Central, a comercialização de aves também é comum no mercado do bairro Parque Piauí e merece a atenção do órgão.
Fonte: Cíntia Lucas
Nenhum comentário:
Postar um comentário