sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Inpa e prefeitura assinam convênio de gestão do Jardim Botânico de Manaus

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e a prefeitura de Manaus assinam neste domingo (28), um convênio que estabelece a co-gestão do Jardim Botânico Adolpho Ducke, localizado na zona Leste da capital amazonense. O documento será assinado durante a 8ª edição do projeto "Circuito da Ciência", que acontece no último domingo de cada mês. A gestão fica sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Estarão presentes na cerimônia o prefeito, Serafim Corrêa, a secretária de Meio Ambiente, Luciana Valente, o diretor substituto do Inpa, Wanderli Tadei. Na ocasião também será comemorado os 7 anos de criação do Jardim Botânico.

O documento estabelece que cada instituição, possivelmente em um prazo de 30 dias, terá que designar três servidores para compor a administração do Jardim Botânico (JB). Esses servidores terão que indicar um coordenador geral, o qual terá um mandato de dois anos. O conselho estabelecerá as atividades que serão promovidas nas dependências do JB. O coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno, acredita que o JB faz parte da Reserva Florestal Adolpho Ducke, e explica o porquê: na tentativa de evitar a invasão da reserva, o Inpa e a prefeitura implantaram, em 2000, a unidade de conservação. Entre as atividades que são realizadas no local está o projeto "Circuito da Ciência", além das diversas pesquisas realizadas pelos cientistas do Instituto.

De acordo com o responsável pelo "Circuito da Ciência", Jorge Lobato, uma programação especial foi elaborada para comemorar a assinatura do documento e o aniversário do JB, como atividades lúdicas (apresentações teatrais), caminhadas na floresta, oficinas sobre água, doenças tropicais, reciclagem de garrafas plásticas (PET), além de palestras sobre o efeito estufa, saúde bucal, Leishmaniose, malária e dengue, doença de Chagas etc. "O projeto é atualmente uma das mais importantes ações de sensibilização ambiental para a população de Manaus. Ele surgiu sob a ótica de reforçar os próprios objetivos aferidos à criação do Bosque da Ciência e do Jardim Botânico, que são: sensibilização ambiental; interação entre as comunidades e os parques e a inclusão social no processo de socialização da ciência; bem como a divulgação dos conhecimentos gerados pelo Inpa", disse Lobato. As ações promovidas pelo projeto, segundo Lobato, atingem diretamente crianças, idosos e adolescentes de escolas e comunidades da capital. Desta forma, participarão desta edição cerca de 250 pessoas.

Fonte: MCT

Nenhum comentário: