quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Seminário discute energias alternativas

Jean Carlos Porto

A Embrapa Suínos e Aves sedia na quarta-feira(30 e quinta-feira(31), uma discussão importante sobre meio ambiente. Em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Concórdia e Microrregião (Aecom), a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Concórdia (Agrocon) e a Universidade do Contestado (UnC), a Embrapa promoverá o Seminário Energias Alternativas e Meio Ambiente. São esperados 150 profissionais e estudantes para o evento, que acontece no auditório da Embrapa Suínos e Aves, em Vila Tamanduá (Concórdia/SC).

O presidente da Aecom, Nésio Tumelero, acredita que o seminário permitirá a troca de conhecimentos. “É uma oportunidade para debater com as empresas e sociedade as fontes de energias alternativas”. Cada um dos quatro painéis do evento discutirá um tipo de energia: elétrica, solar, biodisel e biogás. A abertura oficial está marcada para as 8h15m, no dia 30. O primeiro painel tratará sobre Produção de Biodisel e Biocombustível e terá a coordenação do pesquisador Cláudio Bellaver, da Embrapa Suínos e Aves. No painel será apresentado também o Programa de Bioenergia do Governo Federal, a cargo do coordenador geral de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Frederique Rosa e Abreu.A Geração e Utilização do Biogás no Meio Rural é tema do segundo painel, que será apresentado a partir das 13h30m, sob a coordenação do pesquisador Carlos Perdomo, da UnC.

A programação do dia 30 encerra no Clube 29 de Julho, com a palestra que será ministrada pelo engenheiro civil Marcos Túlio de Melo, presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), sobre Sistema Profissional e a Sociedade. Após a palestra será servido o “Jantar do Dourado”.No segundo dia de programação, os participantes terão informações sobre “Micro e Pequenas Usinas Hidrelétricas”, no terceiro painel, que inicia a partir das 9 horas, sob a coordenação do engenheiro civil Nésio Tumelero. O último painel, que aborda o “Uso Eficiente de Energias Naturais em Edificações”, será apresentado pela arquiteta Sandra Poletto, da Aecom, e pelo pesquisador Paulo Armando de Oliveira, da Embrapa. O tema abre espaço para discussões sobre “Conforto Ambiental em Edificações” e “Projeto Casa Eficiente”.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário: