sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Bali: China pode anunciar não-redução de emissões

A equipe negociadora chinesa viajará este fim de semana para a Conferência de Mudança Climática de Bali, patrocinada pela ONU, resolvido a não assumir compromissos de redução das emissões de poluentes ao mesmo nível que os países desenvolvidos, segundo disseram autoridades do setor.

Liderada por Yu Qingtai, representante especial para mudança climática, e Xie Zhenhua, subdiretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, os delegados chineses estarão entre os 10 mil participantes de cerca de 180 países que começarão a discutir um acordo que substitua o Protocolo de Kioto, que expira em 2012. A posição chinesa está clara apesar do último relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), apresentado esta semana, segundo o qual "a credibilidade de qualquer acordo multilateral sobre mudança climática residirá na participação dos maiores emissores do mundo em desenvolvimento".
O segundo pilar da posição que será defendida em Pequim e em Bali é a transferência de tecnologias energéticas pouco poluentes das nações ricas ao mundo em desenvolvimento.

Durante as duas semanas de conferência, os delegados chineses pensam também em explorar vias para contabilizar que parte de suas emissões procedem da fabricação de produtos para exportar para os países desenvolvidos.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: