Estudo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) revela que o transporte de etanol feito por hidrovia é oito vezes mais barato e três vezes menos poluente que o realizado por meio de rodovias. O levantamento aponta também que os portos ``naturais'' para o escoamento do produto são Ilha Grande (RJ) e São Sebastião (SP).
De acordo com o autor do estudo, Newton Narciso Pereira, foram comparados os impactos econômico e ambiental entre os dois modais. ``O cálculo foi feito onde a rodovia corre paralela ao fluvial. O rodoviário, pela nossa avaliação, acontece apenas nas pontas. No meio, a hidrovia é mais barata'', explicou. Segundo o autor, cada comboio de barcaças pode transportar entre 20 mil e 30 mil metros cúbicos, volume que, na rodovia, representa de 220 a 250 carretas. Entretanto, o obstáculo ao crescimento da movimentação de etanol por via fluvial é a velocidade. Enquanto as barcaças navegam a 10 Km/h o caminhão vai a, no mínimo, 80 Km/h. Ainda baseado no estudo, o etanol produzido no Interior paulista terá maior competitividade se escoado pelos portos de São Sebastião ou Ilha Grande (RJ).
"Eles já tem instalações dutoviárias próprias. Talvez seja preciso melhoramentos''. Antes de descer aos portos, o etanol terá de chegar ao terminal fluvial de Conchas, que conecta a refinaria de Paulínia (próxima a Campinas, por dutos, e de lá seguir aos terminais portuários.
Fonte: A Tribuna
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