terça-feira, 27 de novembro de 2007

Lula sugere taxação do petróleo para estimular biocombustível

Presidente questionou compromisso de países ricos contra efeito estufa.E criticou o fato de os EUA produzirem etanol a partir do milho, e não da cana-de-açúcar.

No lançamento do Relatório de Desenvolvimento Humano, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), nesta terça-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu a taxação do mercado internacional do petróleo para estimular o consumo de biocombustíveis. E voltou a questionar a ambição dos países ricos em minimizar os efeitos da mudança climática ao mundo. “Para que o Brasil exporte o etanol tem uma sobretaxa enorme quase que dobrando o preço do álcool. Entretanto, o petróleo comprado dos países produtores de petróleo não paga nenhuma taxa. Cadê o equilíbrio comercial? Cadê a vontade de despoluir o planeta? Cadê a vontade de diminuir os gases que produzem o efeito estufa? Poderia começar taxando o petróleo”, disse o presidente.

A sugestão vai na contramão dos esforços brasileiros de integrar a Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep). Há pouco mais de duas semanas, Lula disse que “logo, logo o Brasil” vai participar do cartel petrolífero por conta da descoberta do mega campo de Tupi, com reservas de 5 a 8 bilhões de barris.

Ressalva

O administrador do Pnud, Kermal Derviş, lembrou que o importante é os países preocuparem-se com a diminuição do efeito estufa, não necessariamente a taxa sobre a commodity. “O importante é que todos os emissores de carbono paguem o preço correto do petróleo e do carbono. O importante é que seja um preço correto e não necessariamente a sobretaxa”, disse Derviş.

Etanol de cana, não de milho

Lula criticou ainda a decisão dos Estados Unidos de manter a produção de etanol baseada em milho e não em cana-de-açúcar, que é mais eficaz. O presidente disse que a decisão norte-americana limita-se apenas na questão eleitoral. “Se depender de cada nação tomar as decisões a partir das necessidades internas, os EUA vão continuar produzindo etanol do milho porque quem vota nos EUA são os produtores de milho e por isso é importante subsidiar em detrimento a outras coisas que podem produzir álcool com muito mais eficácia”, afirmou o presidente.

Elogio

Apesar de não dar apoio à proposta do presidente Lula, o administrador do Pnud, assim como o diretor de desenvolvimento humano do Programa, Kevin Watkins, elogiaram a matriz energética brasileira por minimizar o impacto da emissão de gás carbônico na atmosfera. Watkins disse ainda que o etanol extraído a partir da cana-de-açúcar é mais eficiente do que o modelo a partir do milho, como feito nos Estados Unidos. Uma das sugestões apresentadas por Watkins para limitar o aquecimento global seria taxar emissões de gás carbônico. “O etanol de milho é bem menos eficiente do que o feito da cana-de-açúcar. E esse é o modelo que deveríamos perseguir”, disse o diretor. O turco Derviş também saiu em defesa de os Estados Unidos alterarem o modo que produz etanol e condenou os subsídios à produção. E foi além: condenou a prática dos países desenvolvidos de subsidiar o mercado agrícola. “Os subsídios agrícolas dos países ricos são um grande problema para o mundo todo. Precisamos ter uma política mais racional e mais equilibrada nos países ricos”, disse.

Fonte: Globo.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.