segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Coréia vai declarar área de vazamento de petróleo como zona catastrófica


Ostras cobertas com o petróleo que foi parar no mar após o acidente de sexta-feira envolvendo um petroleiro e um cargueiro, que provocou o vazamento de toneladas de petróleo. Mais de 6.600 pessoas, 90 barcos e seis aviões foram mobilizados para a missão, segundo autoridades locais. (Foto: Jo Yong-Hak/Reuters)

Governo sul-coreano considerará vazamento como desastre ambiental.Ostras foram completamente cobertas por óleo.

O governo da Coréia do Sul vai declarar em breve como "zona especial de desastre" a região de Taean, onde um petroleiro acidentado na sexta-feira (7) passada verteu ao mar mais de 10.000 toneladas de petróleo, informou nesta segunda-feira (10) a agência sul-coreana "Yonhap". O vertido já se estendeu por 20 quilômetros em direção ao nordeste e por cerca de 30 quilômetros rumo ao sudeste, e até agora 8.200 hectares foram contaminados, segundo a "Yonhap". Em uma visita à zona afetada, o ministro do Interior, Park Myung-jae, indicou que após os procedimentos necessários e em um prazo de um ou dois dias a área será declarada zona catastrófica. Park se reuniu no domingo com o primeiro-ministro, Han Duck-soo, e com outras autoridades sul-coreanas para criar as medidas que buscam atenuar o pior desastre meio ambiental ocorrido na história do país.

No sábado (8), o governo da Coréia do Sul declarou o "estado de desastre" na área atingida, a fim de facilitar as ajudas pessoais e materiais. A declaração da zona catastrófica nos próximos dias implicará num envio de ajuda financeira para atenuar os danos provocados pelo desastre. O acidente aconteceu na sexta-feira quando o petroleiro de Hong Kong o Hebei Spirit colidiu com um cargueiro sul-coreano no mar ocidental da Coréia do Sul e verteu ao mar mais de 10.000 toneladas de petróleo.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: