sábado, 8 de dezembro de 2007

MMA promove curso de capacitação do Programa Água Doce

O Ministério do Meio Ambiente promove o III Encontro de Formação do Programa Água Doce de 9 a 14 de dezembro, em Arapiraca (AL). Cerca de 120 técnicos de 11 estados, membros da Coordenação Nacional e Estadual e dos Núcleos Gestores, estarão reunidos com o objetivo de dar seqüência ao processo de formação nos componentes Dessalinização, Mobilização, Sustentabilidade e Produção do Programa.

O Água Doce integra as iniciativas do governo federal de garantir acesso à água de qualidade para todos. Tem como objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água potável, com foco na população de baixa renda do semi-árido brasileiro. Para isto, incentiva o desenvolvimento de métodos para a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização da água, minimizando os impactos ambientais, captando a água subterrânea salobra, extraindo dela os sais solúveis e tornando-a adequada para o consumo humano. A abertura será realizada no domingo (9), às 20 horas, com exibição do vídeo institucional produzido pelo Laboratório de Sociologia Aplicada da Universidade Federal de Campina Grande. Do dia 10 ao dia 13, serão realizadas palestras, oficinas de atualização, trabalhos de campo, debates, dentre outras atividades proferidas por especialistas do Programa Água Doce. O Encontro culminará no lançamento da Unidade Demonstrativa desenvolvida pela Embrapa Semi-Árido, no dia 14 de dezembro, às 10 horas, na comunidade de Pedra D'água dos Alexandres, no município de Santana do Ipanema (AL), a 240 km da capital. O evento contará com a presença do secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica.

O evento tem apoio do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Banco do Brasil, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Junior (Atecel), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Embrapa e do governo do estado de Alagoas.

Fonte: MMA

Nenhum comentário: