Grace Perpetuo
Está sendo realizada de hoje (10) a sábado (12), em Altamira (PA), a primeira de cinco oficinas regionais previstas pelo projeto Qualificação Social do Educador Ambiental Popular, uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (Ibecc) e o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. O principal objetivo do projeto é fortalecer, no País - por meio de metodologias participativas e de materiais que alimentem a estrutura socioinstitucional da educação ambiental nacional -, um processo permanente de qualificação social para educadores ambientais populares.
A oficina "Encontro Amazônia: Educador Ambiental Popular" será sediada pelo "Coletivo Educador Tem Jeito Sim - Coletivos Educadores Sustentáveis da Transamazônica e Xingu". Nos dois primeiros dias do evento haverá produção e coleta de materiais para a elaboração de um kit (que virá acompanhado de uma mochila) a ser distribuído nas Salas Verdes, para uso de educadores ambientais populares. A idéia é facilitar a aplicação de metodologias participativas e contribuir para a resolução de problemas e conflitos socioambientais locais . O encontro possibilitará também a realização de estudos, pesquisas e diagnósticos para a organização de um banco de dados - contendo materiais sobre educação ambiental e experiências relevantes - a ser disponibilizado virtualmente em um portal interativo do Sistema Brasileiro de Informação em Educação Ambiental (Sibea).
O terceiro e último dia do encontro será dedicado à gravação em campo, quando será feita uma documentação audiovisual de experiências desenvolvidas por educadores populares locais. As próximas oficinas do projeto Qualificação Social do Educador Ambiental Popular serão realizadas no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso, no Rio de Janeiro e no Maranhão, até março.
Fonte: MMA
Um comentário:
Caro Fabrício, salve!
Esta postagem é de quando? Pois, Eu, como quase uma centena de educadores e ambientalistas do Estado da Bahia, participamos entre 2007/2008 da Oficina do Projeto Qualificação Social do Educador Ambiental Popular (Mochila do Educador Ambiental Popular), uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) e o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e entre outros órgãos afins dos respectivos Estados em que ocorram as Oficinas. Tenho tentado saber o que houve já que não fomos comunicados de mais nenhum passo e nenhuma informação nos é dada pelo órgão que nos convocou diretamente, a SEMARH, atual SEMA – Secretaria Estadual d Meio Ambiente.
Este projeto foi "engavetado"? Houve descontinuidade administativa? Hoje, 06/04/09 fiz esta mensagem ao MMA. Se souber algo, agradeço em nome de todos deste imenso Coletivo Nacional.
Ademario Ribeiro
Postar um comentário