sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Biodiesel embala folia do Galo da Madrugada no Recife

Erika Lima

No sábado de carnaval (2), o biodiesel vai invadir a avenida Guararapes, no Centro do Recife (PE). Um dos trios elétricos que vai desfilar no Galo da Madrugada - o maior bloco de Carnaval do mundo, segundo o Guiness Book - vai circular abastecido com 10% de biodiesel adicionado ao diesel comum. A iniciativa é do trio Asas da América, pioneiro no Brasil na utilização de biodiesel em trios elétricos. O Asas utilizará o biodiesel produzido pela Usina de Produção de Biodiesel de Caetés (PE), município do Agreste pernambucano. A usina pertence ao Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e é a primeira a produzir o biodiesel em Pernambuco.

O Asas da América começou a testar o biodiesel em 2006. Segundo Marcelo Valença, proprietário do trio, a utilização do biocombustível no trio assegura benefícios ambientais e econômicos. De acordo com o coordenador da Usina de Produção de Biodiesel de Caetés, James Melo, a parceria firmada entre o Cetene e o Asas da América garante a utilização do B10 – diesel com adição de 10% de biodiesel - em outras apresentações do trio. “Essa é uma maneira de se promover a utilização do biodiesel, que prioriza a utilização de mão-de-obra local e ainda contribui com o meio ambiente”, aponta. Unidade de CaetésA Usina de Produção de Biodiesel de Caetés foi implantada em 2006, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, e está situada a 250 km do Recife, no município de Caetés.

A usina tem capacidade de produção de dois mil litros/dia de biodiesel, destinados à pesquisa com diferentes óleos vegetais da região Nordeste. O objetivo principal da usina é desenvolver processos de pesquisa na cadeia produtiva do biodiesel, incluindo desde a matéria-prima com potencial para o fabrico do biodiesel até a busca de novas tecnologias e uso do biocombustível em motores estacionários e veiculares. A intenção é fortalecer a cadeia produtiva do biodiesel na região Nordeste, contribuindo para a inserção da agricultura familiar e promovendo a inclusão social.

Assessoria de Imprensa do Cetene

Nenhum comentário: