domingo, 24 de fevereiro de 2008

Brasileiros e ingleses discutem agrociência

Juliana Freire

Durante três dias, de 25 a 27 de fevereiro, pesquisadores do Brasil e do Reino Unido participam do Workshop em Ciências Agrícolas, no Centro de Eventos Meliá 21, em Brasília. O evento que encerra o Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação, contará com a participação de cerca de 15 participantes britânicos e 32 brasileiros.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é a instituição brasileira que está a frente do evento. A diretora da empresa, Tatiana de Abreu Sá, abre os trabalhos no primeiro dia juntamente com o primeiro secretário da Embaixada Britânica, Colin Dick. Pelo Reino Unido participam várias instituições de pesquisa como o Instituto Rothamsted Research, Internacional Agri-Tecnology Centre, Biothecnology and Biological Sciences Researsh Council (BBSRC), entre outras. Os principais pontos a serem abordados no evento são manejo, pragas e doenças, com ênfase em semioquímicos; adaptação da agricultura a mudanças climáticas, com ênfase em doenças de plantas; e solos e carvão vegetal (biochar).

Várias ações marcaram o Ano da Ciência & Inovação Brasil-Reino Unido, em 2007. Uma delas foi o acordo firmado entre o Instituto Britânico Rothamsted Research e a Embrapa, para a execução de projetos conjuntos para o desenvolvimento sustentável e o intercâmbio de pesquisadores. As parcerias realizadas ano passado entre os dois países resultaram da iniciativa dos governos brasileiros e britânicos que, em 2006, durante visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva ao Reino Unido, firmaram um plano de ação nos campos da ciência, tecnologia e inovação.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário: