Carlos Rangel
Sacolinhas plásticas e outras embalagens são o alvo da campanha que o Ministério do Meio Ambiente vai deflagrar até o final do mês com o objetivo de incentivar o consumo sustentável. O uso de embalagens corresponde a um terço do lixo doméstico no País. A campanha Consumo Consciente de Embalagens terá como slogan "A escolha é sua, o planeta é nosso".
A técnica do Departamento de Economia e Meio Ambiente do ministério, Fernanda Altoé Daltro, diz que tudo depende de uma mudança de hábito. "Consumidores podem utilizar suas próprias sacolas e, até mesmo caixas, para levar suas compras para casa, o que provocaria mudanças no mercado. Nós temos o costume de comprar queijos, presunto, entre outros, em embalagens de isopor envolvidas em plástico filme. Não há necessidade, se podemos comprar a granel." A campanha é uma das primeiras ações do Comitê Gestor de Produção e Consumo Sustentável, criado na semana passada pelo ministério. Vai começar por Brasília e chegará a todos os grandes centros de consumo do País com parceiros como a Coca Cola e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O comitê terá representantes de 14 órgãos, entidades e organizações não-governamentais, entre os quais seis ministérios, o BNDES e as confederações nacionais da indústria e do comércio, além da Fundação Getúlio Vargas, do Instituto Ethos, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e da ONG Compromisso Empresarial para Reciclagem.
Fonte: DiárioNet
Nenhum comentário:
Postar um comentário