Roberto do Nascimento
A Volkswagen Caminhões e Ônibus está testando a mistura de 5% de biodiesel ao óleo diesel convencional em caminhões VW Worker 26.260E na indústria de concreto Engemix em Barra Mansa, Rio de Janeiro. A montadora foi a pioneira no País a participar de um programa de desenvolvimento da mistura, informa o responsável pelo projeto, engenheiro Gian Marques. O teste segue recomendações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
O teste de desempenho tem resultados positivos, enquanto a emissão de gases mostram dados vantajosos em relação para monóxido de carbono, hidrocarbonetos e ozônio, mas há a possibilidade de aumentar a emissão de óxido de nitrogênio, um gás que dificulta a dispersão de poluentes, provocando um fenômeno conhecido nas grandes cidades como inversão térmica. Quanto ao dióxido de carbono (CO2), principal causados do efeito estufa, o biodiesel só apresenta vantagens. Em Barra Mansa, os caminhões Volkswagen transportam concreto para a construção civil, numa média de 2 mil quilômetros rodados por mês. Os testes no começaram em dezembro e durarão um ano. O óleo utilizado nos caminhões é feito de mamona, uma das matérias-primas autorizadas pelo programa nacional de testes de biodiesel, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e uma das oleagionosas com grande alcance de inclusão da agricultura familiar.
O combustível vegetal é fornecido pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe). Também coopera nos testes o curso de engenharia mecânica do Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa). Por se tratar de uma fonte renovável de energia, o biodiesel reduz as emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera. As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matéria-prima para o biocombustível, como mamona, dendê e girassol.
A fábrica também adota medidas de preservação do meio ambiente. É certificada pelas normas internacionais de qualidade ISO 14000 e ISO TS 16949:2002, não possui fontes poluidoras. Localizada às margens do rio Paraíba do Sul e a 30 quilômetros do Parque Nacional do Itatiaia, a Volkswagen Caminhões e Ônibus obedece a normas técnicas para tratamento de efluentes sólidos, líquidos e gasosos.
Fonte: DiárioNet
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