sexta-feira, 14 de março de 2008

Conferência de Meio Ambiente em Alagoas: Brasil reduz em 20% as emissões de CO²

Janete Porto

Comunicando os bons índices do governo e desejando as boas vindas, a Ministra Marina Silva falou aos participantes da III Conferência Estadual do Meio Ambiente em Alagoas, por meio de uma mensagem em vídeo. Segundo a Ministra, as ações de governo e da sociedade, como o Plano Nacional de Combate ao Desmatamento, Aumento do percentual de adição de álcool na gasolina, o Proinfa, o plantio de 1 bilhão de árvores, dentre outras medidas, reduziram em 20% as emissões de CO² pelo Brasil, o que corresponde a 600 bilhões de toneladas de CO².

Quilombolas, empresários, indígenas, gestores públicos e outros representantes da sociedade compuseram a mesa de abertura da Conferência que esse ano aborda o tema das mudanças climáticas, todos com direito a se pronunciar. José Olvieira da etnia Jeripanku, uma comunidade do alto sertão alagoano, declarou que considera importante o espaço que foi concedido à comunidade indígena nas discussões. Segundo o coordenador geral da Conferência, Pedro Ivo, representante do Ministério do Meio Ambiente, “a economia não pode seguir na contramão das questões ambientais. E acrescenta, “todas as ações do homem para gerar crescimento econômico interferem no meio ambiente, seja a mineração, pecuária, os bens industrializáveis em geral são retirados do patrimônio ambiental, portanto a economia não pode ser dissociada do meio ambiente. O crescimento econômico deve ser sustentável e essa é uma determinação do governo Lula e da Ministra Marina Silva”, reitera.

O coordenador estadual da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Anivaldo Miranda, elogiou a atuação do Ministério do Meio Ambiente na construção do processo da conferência no estado de Alagoas, cumprimentando o articulador Damásio Anunciação pelo trabalho desenvolvido.

Fonte: Ibama

Nenhum comentário: