quarta-feira, 26 de março de 2008

Embrapa preocupada com água do planeta

Juliana Freire

Na tentativa de gerenciar melhor o uso da água na agricultura, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Agência Nacional das Águas (ANA) assinaram, nessa terça-feira, dia 25, acordo de cooperação técnica que tem como principal tema o uso da água para irrigação.

A parceria visa unir as competências técnicas de cada instituição – as soluções tecnológicas para agricultura, desenvolvidas pela Embrapa, e a política da ANA de gestão das águas no Brasil. O acordo prevê ações que estimulem o conhecimento técnico-científico, no âmbito dos recursos hídricos, da irrigação, da agricultura, pecuária, silvicultura e demais áreas afins e contempla, ainda, áreas de desenvolvimento institucional, monitoramento ambiental, informática, instrumentação agrícola, zoneamento agroecológico e tecnologia de alimentos.

Segundo o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, o Brasil é cada vez mais demandado por água, principalmente no que diz respeito à agricultura que produz alimentos, energia e fibras. “Nós temos dois desafios: fazer com que a prática da irrigação seja sustentável, com isso a importância de trabalhar com a ANA, e utilizar as boas práticas nas áreas de expansão da fronteira agrícola”, ressaltou. Crestana afirmou, ainda, o fato de a cooperação ser estratégica do ponto de vista ambiental e econômico. Para o presidente da ANA, José Machado, é um privilégio se aproximar institucionalmente da Embrapa para desenvolver ações que atendam aos interesses do país. “A atividade agrícola requer um consumo elevado de água e nem sempre esse consumo é sustentável. Daí a importância de unir esforços e avançar nessa questão do uso racional da água, desenvolvendo técnicas apropriadas, tanto para melhorar os solos, quanto para proteger os custos de água”, explicou.

Desde setembro do ano passado, as duas instituições discutem os principais pontos para a efetivação do acordo técnico e a possibilidade de contratos específicos firmados para determinadas atividades. Alguns grupos de trabalho já foram definidos a fim de atender áreas específicas como o Centro de Referência de Irrigação, Zoneamento Agroecológico, Produtor de Água e Agritempo. Pretende-se, ainda, disponibilizar na internet um banco de dados para processar todas as informações sobre o tema, possibilitando que outros órgãos incorporem seus dados.

Irrigação no Brasil

No País, há cerca de 3,5 milhões de hectares irrigados, o que corresponde a cerca de 6% da área plantada. Porém, o Brasil tem um potencial de mais de 20 milhões de hectares irrigáveis. A irrigação é capaz de potencializar o desenvolvimento agrícola, permitindo grandes produções sem implicar, necessariamente, expansão da área de cultivo. Atualmente, é responsável por mais de 16% da produção e por 35% do valor econômico total gerado pelo setor agrícola. No Rio Grande do Sul, por exemplo, medidas têm sido adotadas para racionalizar o uso da água nas lavouras de arroz irrigado. Em 1960, eram necessários 5,7 mil litros de água para produzir 1kg de arroz; hoje, muitos produtores conseguem a proporção de mil litros de água para cada quilo de arroz.

Dia Nacional da Água

A assinatura do acordo técnico entre Embrapa e ANA celebra o Dia Nacional da Água, instituído dia 22 de março. Comemorado em todo o Brasil, o dia ganhou destaque no Senado Federal que abriu a Semana da Água, no dia 18, e na Câmara dos Deputados que segue com uma programação até o dia 28. O Dia Nacional da Água foi instituído por meio da Lei 10.670 de 14 de maio de 2003, e passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano, simultaneamente à data mundial. A instituição do Dia Mundial da Água ocorreu no Rio de Janeiro, com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, mais conhecida como Eco 92.
Em 22 de dezembro daquele ano, a Assembléia Geral da ONU, por meio da Resolução 47/193 declarou que no dia 22 de março de cada ano, a partir de 93, seria celebrado o Dia Mundial da Água. A decisão do organismo internacional baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21, referentes a recursos hídricos.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário: