segunda-feira, 24 de março de 2008

Água: uso racional é importante para a preservação

Pesquisador fala da importância de economizar o recurso no dia em que se comemora o Dia Mundial da Água

Ao realizar estudos no rio Tocantins, entre 1999 e 2003, o pesquisador especializado em biologia aquática Geraldo Mendes, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), catalogou 217 espécies de peixes. Na pesquisa, ele constatou que diversas espécies foram afetadas pela construção da hidrelétrica de Tucuruí. Os resultados dessa pesquisa fazem parte de livro de sua autoria “Peixes do Baixo Rio Tocantins: 20 anos depois da usina hidrelétrica de Tucuruí”. Preocupado em mapear o impacto da ação do homem nos meios aquáticos, Mendes registra, na data em que se comemora o Dia Mundial da Água a importância de se preservar esse recurso. “A contribuição tem que ser individual, cada um deve ter o compromisso sério, intransferível de economizar água”, observou.

Com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância da água na vida do ser humano e para o meio ambiente, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 1993, 22 de março como o Dia Mundial da Água. Metade da população enfrenta, hoje, problemas de abastecimento hídrico. Muitas fontes de água estão poluídas ou secaram: 97% da água existente no planeta Terra é salgada, e 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% é de água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. Além disso, 1% da água doce corre o risco de acabar.

Da água, surgiram as primeiras formas de vida e dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água e retê-la em seus próprios organismos. A água é fundamental para o planeta terra, e a evolução dos seres vivos sempre dependerá da disponibilidade desse recurso.

Fonte: MCT

Nenhum comentário: