Roberto do Nascimento
São Paulo já fotografou 80 mil veículos, desde novembro, como trabalho preliminar para reduzir a poluição emitida pela circulação de 6 milhões de automóveis, ônibus e caminhões na capital paulista. A cidade tem vivido constantes quebras de recordes de congestionamentos, tornando a qualidade do ar cada vez mais prejudicial ao ser humano.
No dia 2 de maio, começa a inspeção para os 390 mil veículos movidos a diesel registrados em São Paulo e, em 1º de julho, serão convocados os veículos a gasolina, álcool e flex que, de acordo com as fotografias já tiradas, estão emitindo poluentes acima dos limites definidos em lei, informa o assessor técnico de gabinete da Secretaria do Verde e Meio Ambiente Volf Steinbaum. Os centros de inspeção estão em fase de conclusão e a adequada regulagem dos veículos deve contribuir de forma importante para reduzir os níveis de poluição na cidade. A partir de janeiro de 2009, toda a frota terá de passar pela inspeção. Steinbaum prefere não adiantar números e estimativas, porque, segundo ele, o Detran informa que de 25% a 30% da frota vem circulando irregularmente, sem licenciamento. E são, provavelmente, estes ilegais também aqueles que não têm nenhuma preocupação em manter o veículo adequadamente regulado.
A inspeção vai funcionar também como um facilitador para identificar veículos irregulares, porque somente os carros vistoriados terão um selo de conformidade. Sem ele, ou o carro não passou por inspeção, ou não está licenciado, ou ambos. O sensoreamento remoto, por meio de fotografias, é feito de segunda a sexta e somente em dias de sol, porque depende da luminosidade para identificar e quantificar os gases emitidos. Apenas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por terem mais de 3 milhões de veículos registrados, podem administrar isoladamente suas frotas na questão dos poluentes, de acordo com resolução federal. A inspeção deve tirar de circulação os veículos poluidores e pode até reduzir naturalmente o trânsito, porque quem não possuir o selo tenderá a manter o carro na garagem, sob risco de multa e recolhimento.
Fonte: DiárioNet
Nenhum comentário:
Postar um comentário