domingo, 6 de abril de 2008

A Frente Parlamentar em prol do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) se reúne hoje (4) no Centro Regional Sul (CRS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), em Santa Maria (RS). No encontro serão apresentadas as atividades do Inpe na Antártica.
Na ocasião, o Inpe deve firmar convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com a Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Furg). O objetivo é estudar a influência da Antártica e Oceano Austral nas mudanças globais e no clima do continente sul-americano e Oceano Atlântico Sul.

O CRS atua em colaboração com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A aproximação com instituições gaúchas demonstra o interesse do Inpe no desenvolvimento da região. Participam também da reunião o senador Sérgio Zambiasi, Jefferson Simões, do Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas (Nupac) da UFRGS, Carlos Alberto Eiras Garcia, coordenador do Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (Goal) da Furg, Dilermando Ribeiro Lima, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm), Luiz Antonio Barreto de Castro, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped/MCT) e Maria Cordélia Machado, coordenadora para Mar e Antártica da Seped.
A Frente Parlamentar foi criada há um ano com o intuito de assegurar a continuidade das pesquisas científicas que são desenvolvidas na região há mais de 25 anos.

O Proantar

Presente na Antártica desde os anos 80, o Inpe transferiu seu Programa Antártico para o CRS, em Santa Maria, em 2007. As pesquisas do Inpe na região enfocam a dinâmica da atmosfera, a camada de ozônio, meteorologia, aquecimento global, gases do efeito estufa, a radiação ultravioleta, a relação sol-atmosfera, o transporte de poluição, oceanografia e interação oceano-atmosfera. A maior parte dos projetos oferece resultados e dados de aplicação no estudo das mudanças globais.

Neste ano serão instaladas antenas receptoras de imagens de satélite no CRS. Elas captam dados dos satélites meteorológicos NOAA e Aqua, da missão EOS (Earth Observation System) da Nasa, ampliando a área de cobertura das antenas do Inpe. A disponibilização das imagens será aberta e gratuita. O Inpe coordena, no Ano Polar Internacional (2007/2009), um projeto temático e multi-institucional em parceria com 10 países com o objetivo de estudar a influência da atmosfera Antártica na América do Sul, especialmente no Brasil.

Fonte: Marjorie Xavier

Nenhum comentário: