terça-feira, 29 de abril de 2008

ONU vai criar grupo de crise em busca de saídas para a alta dos preços de alimentos

Paula Laboissière

A Organização das Nações Unidas (ONU) vai criar um grupo de crise para responder aos problemas provocados pela subida dos preços dos alimentos em todo o mundo. A decisão foi anunciada hoje (29), em Berna (Suíça), pelo secretário-geral da organização, Ban Ki-moon.
Dirigentes de 27 agências e organismos da ONU participam de reunião fechada desde ontem (28), na tentativa de traçar um plano contra a crise. As informações são da agência Lusa.

O grupo será composto por responsáveis das agências da ONU e do Banco Mundial e ficará sob a autoridade direta de Ban Ki-moon. Ele deve recorrer a medidas de urgência e de longo prazo para suavizar os transtornos provocados pelo aumento do preço de alimentos considerados essenciais, como o trigo. O diretor do Banco Mundial, Robert Zoellick, alertou que as próximas semanas serão críticas e garantiu que planeja criar um fundo para financiar os países mais pobres e ajudá-los em suas agriculturas.

Ban Ki-moon, por sua vez, considerou o aumento de preço dos alimentos no mercado mundial “um desafio sem precedentes”. "Se os fundos que solicitamos aos doadores não forem cumpridos plenamente, arriscamos que a fome e a subnutrição aumentem ainda mais e que distúrbios sociais se instalem em uma escala sem precedentes", afirmou o secretário-geral.
Na reunião da ONU, foram apontadas como causas da crise de alimentos, dentre outros, a falta de investimentos no setor agrícola, os subsídios que conturbam o comércio, os subsídios aos biocombustíveis, as más condições climáticas e a degradação do meio ambiente.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: