sexta-feira, 16 de maio de 2008

Embrapa doa mudas para indígenas

Christiane Rodrigues Congro Bertoldi

Por meio do projeto Quintais Orgânicos de Frutas, resultado da parceria entre a Embrapa Clima Temperado, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) foram entregues 5 mil mudas de araucária e 5 mil mudas de erva-mate para a comunidade indígena de Cantagalo, localizada no município gaúcho de Viamão.

Para o supervisor da Área de Intercâmbio Tecnológico da Embrapa Clima Temperado e coordenador do Projeto Quintais, Fernando Costa Gomes, a entrega dessas mudas poderá contribuir com o resgate da produção tradicional da comunidade, recuperação do meio ambiente, diminuição da fome e melhoria da qualidade de vida dos mesmos. “O trabalho começou há três anos, com a coleta de pinhões na região dos Campos de Cima da Serra Gaúcha, nos municípios de Vacaria e Muitos Capões, produção das mudas na Estação Experimental da Cascata e posterior entrega aos indígenas, viabilizando o aproveitamento alimentar dos frutos, resgate da fauna silvestre e contribuindo com a ampliação das áreas com presença de araucária e erva-mate no Brasil”, destacou Fernando.

O cacique da tribo, Mario Karaí, ficou satisfeito com a doação das mudas. “A fruta para o índio é um alimento interessante, pois ainda hoje nós somos coletores e esse trabalho da Embrapa chegou no momento certo. Vamos viabilizar, junto com a FUNAI, a redistribuição de mudas de erva-mate para 31 comunidades guaranis do Estado”, salientou. O técnico da CGTEE, José Basségio, também esteve presente no ato de entrega das mudas de erva-mate e de araucária e explicou que “essa ação é extremamente importante e contribui com o resgate da cultura indígena, pois foram os índios que descobriram o potencial da erva-mate, sendo que eles a utilizam principalmente com a finalidade medicinal”.

Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupem o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas pelo governo. “A Embrapa fica satisfeita de viabilizar um trabalho como esse, que contribui diretamente com a manutenção da cultura e da identidade dessa etnia. O projeto Quintais continuará acompanhando os trabalhos de reintrodução da erva-mate e da araucária na comunidade guarani, objetivando viabilizar a produção, através de orientações agrícolas especializadas”, concluiu Fernando.

Histórico

O trabalho dos quintais teve inicio em 2003, através do Programa Fome Zero. O projeto Quintais Orgânicos de Frutas tem como objetivo viabilizar a produção de 16 tipos de espécies de frutas, ao longo do ano de forma continua e atende agricultores familiares, assentados, escolas urbanas e rurais, comunidades quilombolas e indígenas, entre outros. A partir de 2005, com o ingresso da CGTEE ganhou um novo impulso, devido ao substancial acréscimo de recursos. Isso permitiu que fossem implantados 547 quintais nos três Estados do Sul e no Uruguai, proporcionando uma nova dimensão internacional ao trabalho. O projeto beneficia diretamente mais de 24 mil pessoas e, por isso, em 2007 recebeu da Fundação Banco do Brasil, a certificação de Tecnologia Social.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário: