segunda-feira, 19 de maio de 2008

Semana do alimento orgânico no Mato Grosso do Sul

Ana Maio

A programação da Semana Nacional do Alimento Orgânico começa hoje em todos os Estados brasileiros. No Mato Grosso do Sul, organizadores do evento apostaram em uma estratégia descentralizada para ampliar a divulgação da produção orgânica.

A organização está sob responsabilidade da Comissão Estadual da Produção Orgânica em Mato Grosso do Sul, coordenada pela Superintendência Federal da Agricultura do MS. A Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai participar da programação pelo terceiro ano consecutivo.

Hoje haverá um café da manhã orgânico no Sebrae de Campo Grande e um painel discutindo as Políticas Públicas para Apoio à Produção de Orgânicos nos Municípios do Mato Grosso do Sul. Quem vai abordar o assunto é o superintendente estadual da Agricultura, Orlando Baez. Outras palestras serão realizadas, focando a legislação federal para orgânicos e a política de agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O pesquisador Alberto Feiden, da Embrapa Pantanal, falará sobre Visão Mundial e Local dos Alimentos Orgânicos, e o secretário executivo de Desenvolvimento Agropecuário de Corumbá, Marco Antonio Barros, vai abordar a transição para a agricultura orgânica entre agricultores urbanos do município.

Neste evento estarão presentes secretários municipais e coordenadores de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural de vários municípios sul-mato-grossenses. Haverá uma reunião técnica para mostrar como montar propostas de convênio junto ao Ministério da Agricultura. No dia 27, terça-feira, acontece um seminário sobre pecuária orgânica na Embrapa Gado de Corte, também em Campo Grande. Mercado brasileiro de carne orgânica, estratégias de organização de produtores de bovino orgânico, estratégias para atingir o mercado internacional de carne orgânica serão alguns temas apresentados.

Alberto Feiden vai falar sobre o projeto “Apoio Tecnológico e Metodológico à Consolidação da Rede de Agroecologia do Mato Grosso do Sul”, liderado pela Embrapa Pantanal, mas que envolve a Embrapa Gado de Corte (capital), Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados), além da unidade de negócios da Embrapa Informação Tecnológica em Dourados.

No dia 28 acontece em Bonito uma reunião entre produtores orgânicos e o setor de turismo, articulada pelo projeto GEF Rio Formoso. No mesmo dia, palestras vão abordar a produção orgânica em universidades e haverá dias de campo em Aquidauana e Anastácio, com a participação do coordenador técnico regional da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Luiz Hypolito Dias, e do pesquisador Frederico Lisita, da Embrapa Pantanal. Na quinta-feira, dia 29, às 8h30, em Corumbá, haverá o seminário Importância da Agricultura Orgânica na Produção Agrícola. Será no auditório Salomão Baruki, da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), com a participação da Superintendência Federal da Agricultura, do secretário Marco Antonio Barros, do pesquisador Alberto Feiden e do coordenador local da Agraer, José Ubirajara Coelho Júnior. O público-alvo será formado por agricultores e estudantes.
No dia 30, sexta-feira, o pesquisador Milton Padovan, da Embrapa Agropecuária Oeste, fará palestra e atividade de campo na Unigran Dourados. Na véspera, dia 29, ele fará uma palestra na UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) em Glória de Dourados.

Na semana seguinte – de 2 a 6 de junho –, o próprio Padovan fará um curso básico de agroecologia na Efait (Escola Familiar Agrícola de Itaquiraí). A Apoms ( Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul) estará realizando diversas atividades junto a seus núcleos na região sul do Estado, e diversos outros membros da comissão estadual também estarão promovendo ações em todo o Mato Grosso do Sul.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário: