terça-feira, 29 de julho de 2008

Ana Clara Marinho

O Ibama fez a maior apreensão de aves do ano em Pernambuco. A equipe de fiscalização do órgão apreendeu ontem 400 aves que estavam com traficantes na cidade de Belo Jardim, há 180 quilômetros do Recife, no Agreste do Estado. Esta foi a maior operação do ano realizada pelo Instituto.

Os animais foram localizados na feira livre do município e nas residências dos infratores, que foram autuados em flagrante e conduzidos para a delegacia. Ao todo o Ibama aplicou 29 mil reais em multas e os traficantes foram enquadrados na Lei de Crime Ambiental pelo comércio irregular e por maus tratos a animais.

Os pássaros eram comercializados por valores que variam de 50 centavos, a unidade, a 50 reais, dependendo da espécie, mas estes valores podem ser ainda maiores. Entre as aves também foi identificado um Carduelis yarrelli, conhecido popularmente como pintassilgo, que está na lista de espécies ameaçadas de extinção e pode valer mais de mil reais.

Os animais estão na sede do Instituto recebendo os cuidados da equipe da Fauna, que conta com dez pessoas, entre biólogos, veterinários e estagiários. As aves recebem tratamento e alimentação. Os pássaros avaliados como selvagens são devolvidos na natureza. “A soltura destes animais é atividade que dá o maior prazer para quem executa”, avaliou Alberto Rodrigues, Coordenador de Operações do Ibama-PE. Os animais que estão domesticados são doados para criadores autorizados pelo órgão.

Os números desta operação superam as apreensões de todo o ano no Estado e fazem crescer, de forma significativa, a estatística em Pernambuco. No período de janeiro a junho foram apreendidas 245 aves e o Ibama recebeu a doação 66 pássaros de outros órgãos, como Polícia Militar e particulares, o que soma 309 animais apreendidos. Com a operação desta semana este número subiu para 709 neste ano de 2008. Durante todo o ano passado foram apreendidas 119 aves.

Fonte: Ibama

Nenhum comentário: