terça-feira, 19 de agosto de 2008

Eletronuclear apresenta solução para lixo nuclear para próximos 500 anos

Lorenna Rodrigues da *Folha Online*

A Eletronuclear e a Cnem (Comissão Nacional de Energia Nuclear) apresentaram hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma proposta de destinação do lixo nuclear que manterá os rejeitos em segurança pelos próximos 500 anos.

Segundo a *Folha Online* apurou, há um "grau de consenso elevado" em torno da proposta, que não foi detalhada. Lula se reuniu neste dia 18, por mais de duas horas com 11 ministros para discutir a política nuclear brasileira. Fontes que tiveram acesso à reunião disseram que os ministros apresentarão em 60 dias ao presidente uma proposta para um novo programa nuclear no país.

O ponto central para que o programa deslanche é que se encontre a solução"mais definitiva possível" para a questão dos rejeitos nucleares. Ao conceder a licença prévia para a construção de Angra 3, o Ibama exigiu que se encontrasse uma solução mais segura e duradora do que a que existe hoje,em que o lixo das usinas Angra 1 e 2 é armazenado em piscinas de resfriamento na própria usina.

A *Folha Online* apurou que o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) achou a proposta apresentada hoje consistente, mas pediu mais detalhamentos. Quase todos os ministros que formam o Conselho de Desenvolvimento da Política Nuclear concordam que é necessário aumentar a participação da energia nuclear na matriz energética brasileira.Na reunião de hoje, foi discutida ainda a construção de novas usinas nucleares e de um submarino com propulsão nuclear, mas a decisão sobre ambos assuntos será em reuniões posteriores.

Fonte: Folha Online