sexta-feira, 22 de agosto de 2008

IEF faz nova operação na Costa Verde

O Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) apreendeu oito armas de fogo, 44 aves silvestres mantidas em cativeiro e autuou oito pessoas por desmatamento e queimadas em operação no Parque Estadual Cunhambebe. É a segunda operação desde que o parque foi criado, em junho. Divididos em seis viaturas, 11 agentes do instituto percorreram áreas dos quatro municípios que formam a unidade (Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí e Rio Claro) de domingo (17) até quarta-feira (20), identificando áreas de caça e outros crimes ambientais.

O maior desmatamento flagrado pela fiscalização do IEF/RJ, na Estrada doSinfrônio, em Rio Claro, totalizou cinco hectares de vegetação nativa. A área estava sendo desmatada para uso agropecuário. O proprietário, Edson Souza, foi autuado na 168ª Delegacia, em Mangaratiba, por crime ambiental, já que o desmatamento ocorreu em área de preservação permanente. Outros quatro desmatamentos e três queimadas renderam autuações administrativas para os proprietários. Durante a operação, os fiscais entregaram 18 notificações preventivas de incêndios florestais na região do parque para evitar a realização de novas queimadas.

A nova operação foi determinada diante das novas denúncias de irregularidades, principalmente após a primeira operação, realizada no final de julho. A caça continua sendo o principal problema da região e os fiscais percorreram 30 quilômetros ao longo da linha férrea que corta o parque, desmontando três ranchos de caça.No total, foram apreendidas cinco espingardas, três trabucos, 12 armadilhas e 77 munições, além de redes de pesca e tarrafas.

O saldo das duas operações realizadas no Parque Cunhambebe é de 32 armas de fogo apreendidas e sete pessoas detidas por crime ambiental, além de 74 aves silvestres apreendidas, 35 armadilhas e nove ranchos de caça desmontados. O presidente do IEF/RJ, André Ilha, informou que as operações vão continuar sendo realizadas periodicamente para a apuração de denúncias e repressão aoscrimes ambientais.

As informações são da Secretaria de Comunicação do Estado.http://diariodovale.uol.com.br/temporeal/noticia2.asp?Id=62924

Nenhum comentário: