sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Prêmio Francisco de Assis Magalhães Gomes tem inscrições

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais abriu as inscrições para o 6º Prêmio Anual de Divulgação Científica e Tecnológica Francisco de Assis Magalhães Gomes. Os interessados podem se inscrever até 12 de setembro na secretaria ou até 5 de setembro pelos Correios. Podem participar profissionais que tenham contribuído para a difusão da ciência e da tecnologia no Estado.

O prêmio é atribuído nas modalidades Divulgação Científica e Tecnológica, para aqueles que se revelarem divulgadores da ciência e da tecnologia para o público leigo, e Jornalismo Científico, destinado a profissionais da área que se destacaram na difusão da ciência e tecnologia nos meios de comunicação de massa, impressos ou eletrônicos. Serão premiados dois pesquisadores: o primeiro colocado receberá R$ 10 mil, e o segundo, R$ 5 mil, além de serem agraciados com medalha e diploma.

O prêmio é uma homenagem ao ex-professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pioneiro na pesquisa de energia nuclear no país. Francisco de Assis Magalhães Gomes (1906-1990) dirigiu a primeira instituição mineira exclusivamente dedicada à física, o Instituto de Pesquisas Radioativas, atual Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN). Engenheiro formado pela Escola de Minas e Metalurgia de Ouro Preto, fundou o curso de Engenharia Metalúrgica da UFMG e o Instituto de Ciências Exatas, do qual também foi diretor, além de ter integrado a Academia Brasileira da Ciência e de ter sido membro da Academia Mineira de Letras.

Mais informações: www.tecnologia.mg.gov.br

Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário: