terça-feira, 7 de outubro de 2008

Incra fecha madeireira em assentamento de MT flagrada pelo Fantástico

Fiscais do órgão federal encontraram outras três serrarias no local.Incra fará varredura nos oito assentamentos citados em ranking do Ibama.O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) autuou a madeireira localizada em assentamento a 80 quilômetros da sede do município de Tabaporã, em Mato Grosso, mostrada neste domingo (5) em reportagem do Fantástico.

As atividades do estabelecimento foram paralisadas, segundo o instituto.Ainda de acordo com informações do Incra, o proprietário da serraria apresentou documentos em sua defesa e alegou que a madeira tem origem em fazenda particular na região. Sua documentação está sendo verificada. Reportagem do Fantástico exibida neste domingo mostrou as áreas desmatadas na região e a madeireira no assentamento, que o próprio ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, ao ver as imagens do local, classificou como ilegal.

Nesta segunda-feira(06), os funcionários do Incra encontraram ainda outra madeireira, já embargada pelo Ibama, da qual será verificada a real situação fundiária. Outras duas serrarias menores também foram notificadas e, da mesma forma, tiveram que interromper suas atividades.A ação ocorrida, segundo o Incra, é parte de uma varredura determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em todos os assentamentos de Mato Grosso autuados pelo Ibama. Na segunda-feira passada, o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc divulgou uma lista dos maiores desmatadores do Brasil e o Incra aparecia no topo da relação.

A varredura determinada pelo MDA será feita por seis equipes e consistirá em um levantamento lote a lote, com a retirada de pessoas não autorizadas e a interrupção de eventuais atividades de exploração irregular. O presidente do Incra, Rolf Hackbart e o governador mato-grossense Blairo Maggi, devem assinar nesta terça-feira um termo de ajustamento de conduta que visa regularizar a situação dos assentamentos do estado.

Fonte: Globo Amazônia

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei abeça do seu blog maneiro criativo vc!!!

Anônimo disse...

putiz vc manda ver em !!!!