terça-feira, 25 de novembro de 2008

Congresso abre inscrição para trabalhos científicos sobre conservação da natureza

Os textos podem ser enviados até 31 de março, pelo site do VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. O evento acontece em setembro de 2009, em Curitiba.

Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos para o VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). O evento acontecerá entre os dias 20 e 24 de setembro, em Curitiba (PR) e terá com o tema “Conservação das áreas naturais num mundo em transformação”.

Os trabalhos científicos devem ser inscritos até 31 de março de 2009, pelo site www.fundacaoboticario.org.br/cbuc. Os eixos temáticos são biologia da conservação; administração, manejo e planejamento de unidades de conservação; e políticas públicas relacionadas ao tema. Os trabalhos que forem selecionados serão publicados integralmente nos anais do VI CBUC e apresentados durante o evento.

O Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação é um dos mais importantes eventos sobre conservação da natureza da América Latina. A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, iniciou há mais de dez anos a realização dos CBUCs. “Oferecemos o CBUC a profissionais e a demais interessados em conservação da biodiversidade, como um fórum de discussão, aperfeiçoamento e inovação neste tema, que é tratado a partir das áreas protegidas e vai além delas. Criando esta oportunidade de contato e troca de informação entre diferentes experiências e países, viabilizamos soluções práticas para o dilema da sustentabilidade da vida em nosso planeta”, explica a diretora executiva da Fundação O Boticário, Maria de Lourdes Nunes.

Segundo Nunes, as discussões no VI CBUC prometem ser tão intensas e produtivas quanto nos anos anteriores. São esperados para esta sexta edição mais de 1.800 participantes, entre técnicos, cientistas e estudantes ligados a órgãos governamentais, instituições sem fins lucrativos, centros de estudos, universidades e empresas de vários países.
Além disso, entre os palestrantes estarão alguns dos principais especialistas em áreas naturais protegidas do Brasil e do mundo. Os nomes já confirmados são: Robert Constanza, da Universidade de Vermont (EUA); Philip M. Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Paulo Moutinho, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia/WHRC; Jules Marcelo Rosa Soto (UNIVALI - UICN), curador do Museu Oceanográfico da Univali; Allen Pursel, Conservation basement (EUA); Clóvis Borges, diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental; e Fábio Feldman, Secretário Executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade.

Paralelamente ao VI CBUC, acontece o II Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a III Mostra de Conservação da Natureza. Na Mostra, organizações governamentais e não-governamentais, empresas, universidades, entre outras instituições, poderão apresentar e disseminar suas ações voltadas à conservação da natureza. Para mais informações, acesse www.fundacaoboticario.org.br/cbuc.

Fonte: Fundação O Boticário

Nenhum comentário: