terça-feira, 20 de janeiro de 2009

REBIA realiza Oficina de Comunicação Ambiental no FSM2009

A Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia), estará participando do Fórum Social Mundial 2009 (FSM 2009), que acontece entre os dias 27 de janeiro e 02 de fevereiro em Belém/PA.

A Rebia realizará no dia 31 de janeiro, das 12h às 18h, uma Oficina sobre Comunicação e Sustentabilidade. A oficina será ministrada pelos jornalistas Fabrício Ângelo, coordenador nacional da Rebia e assessor de comunicação da Rede de Ongs da Mata Atlântica (RMA) e Efraim Neto, coordenador da Rebia Nordeste, moderador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) e coordenador nacional do Programa TUNZA do PNUMA.

Na oficina serão abordados temas como jornalismo científico, ambiental, juventude e meio ambiente, democratização da informação ambiental, além de outros relacionados com a temática socioambiental.

Segundo Fabrício Ângelo essa é uma grande oportunidade para que as pessoas conheçam a rede e possam debater a comunicação ambiental como um todo. “Hoje a pauta ambiental está em evidência, principalmente nos temas que envolvem mudanças climáticas e Amazônia, e não poderia haver um melhor lugar para essa troca de idéias sobre políticas e ações ambientais do que em um estado privilegiado pela natureza como o Pára”, disse.

Para Efraim Neto, o FSM é caracterizado pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário, se propondo a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, no nível local ao internacional. “Pela primeira vez na Amazônia, não poderia existir cenário melhor para a capacitação e formação em Comunicação e Sustentabilidade”, ressaltou.

A REBIA

O Projeto REBIA – Rede Brasileira de Informações Ambientais é uma iniciativa do Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente, escritor, jornalista e ambientalista Vilmar Sidnei Demamam Berna, em parceria com diversas pessoas e organizações, e tem por objetivo contribuir com a formação da consciência ambiental e mobilização da Sociedade para um mundo melhor, mais ecológico e também mais justo, fraterno, democrático. Usa como ferramenta a democratização da informação ambiental através da REVISTA DO MEIO AMBIENTE, PORTAL DO MEIO AMBIENTE e FÓRUNS REBIA DE DEBATES AMBIENTAIS.

A REBIA é constituída pela articulação e cooperação entre pessoas, ONG’s, instituições e profissionais da comunicação com foco em meio ambiente. A atração e o envolvimento de muitos parceiros para a democratização da informação ambiental o Brasil é de vital importância para o sucesso do projeto REBIA.

Nenhum comentário: