sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Aumenta número de registros de incêndios

Por Rebeca Casemiro do Jornal da Paraíba

Um princípio de incêndio, registrado no início da tarde de ontem no bairro Santo Antônio, em Campina Grande, assustou moradores e estudantes do Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Com a chegada do período quente, os focos de queimadas estão aumentando.

O incêndio ocorreu num terreno que fica na avenida Floriano Peixoto. O fogo começou a aumentar por volta das 14h, quando o Corpo de Bombeiros teve que ser acionado para conter as chamas. Os moradores ficaram assustados e o fogo chamou atenção de quem passava no local e também de alguns alunos que estudam no Ceduc, que fica em frente ao terreno, principalmente pela proximidade de um posto de gasolina.

Segundo o sargento Adiel, que atendeu à ocorrência, o fogo pôde ser controlado rapidamente, sem causar maiores danos. Ele ressaltou que nessa época do ano, quando as temperaturas estão mais elevadas, a incidência de focos de incêndio aumenta consideravelmente. “Existem vários motivos para esse aumento, sobretudo o calor. O mato seco queima com facilidade, mas algumas ações ajudam, como a prática de queimar o lixo e de soltar cigarros nesses locais”, alertou.

Os moradores do bairro do Santo Antônio, por exemplo, contam que no local os incidentes estão acontecendo quase que diariamente e já sentem consequências do problema. “Além do cheiro de fumaça que fica impregnado nas roupas e dos perigos do fogo ganhar proporções maiores, a gente tem problemas respiratórios, o olho fica lacrimejando, as crianças tossindo”, lamentou a dona de casa Rita de Cássia Gomes, que reside na rua Giló Guedes.

O 2° Batalhão de Bombeiros Militar de Campina Grande tem registrado uma média de 10 chamadas diárias para atender a esse tipo de ocorrências. Dois automóveis da corporação estão destinados para realizar o trabalho e estão sempre ocupados.
A orientação é que as pessoas evitem botar fogo em lixo e galhos de árvore para evitar o problema.

Nenhum comentário: