segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Tudo parado em Copenhague

O dia começou quente por aqui. As negociações estão paralisadas desde as 10h da manhã, quando os países africanos e alguns outros países em desenvolvimento decidiram não participar de mais nada enquanto não se discutir o Protocolo de Quioto (que define obrigações de reduções de emissão de gases de efeito estufa para os países ricos, com exceção dos EUA).

O medo dos países africanos é que discutir outras coisas antes de acordar a continuidade das obrigações dos países ricos significaria matar o Protocolo de Quioto – que é hoje a única ferramenta formal para reduzir as emissões e combater as mudanças climáticas.

Nesse momento, a presidente da Conferência e os chefes de algumas poucas delegações estão reunidos, tentando resolver o impasse, enquanto a maior parte das pessoas está sentada na plenária, esperando.

Um grupo de cerca de quinze jovens começou a cantar na plenária uma música que tem uma letra bem apropriada pro momento - fala sobre a esperança por um mundo melhor e da vontade de gritar “o que está acontecendo?”:

And so I wake in the morning

And I step outside

And I take a deep breath and I get real high

And I scream at the top of my lungs

What’s going on?

Os seguranças logo chegaram e mandaram parar. Agora estão colocando todos os observadores pra fora da plenária, inclusive os observadores da ONU (como agências internacionais, outras Convenções, Banco Mundial, FMI, etc).

Fora da plenária, cerca de 50 pessoas fizeram um flashmob de apoio aos países africanos agora há pouco: vestiram capas de chuva azuis e começaram a gritar “Por favor, apóiem a Africa. Metas em Quioto agora!”. Durou pouco, mas significou bastante.

Fonte: Greenpeace

Nenhum comentário: