Batizado de 'Plástico', catamarã deve deixar o porto de São Francisco, nos Estados Unidos, rumo à Sidney, na Austrália, no final de março; barco foi inspirado em estudo do Pnuma sobre ecossistemas e águas profundas.
Por Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.
Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, inspirou a criação de um catamarã de 18 metros de comprimento feito com 12,5 mil garrafas de plástico recicladas e recuperadas.
O barco, batizado de 'Plástico', deve deixar o porto de São Francisco, nos Estados Unidos, rumo à Sidney, na Austrália, no final de março.
Resíduos Plásticos
O catamarã foi elaborado com base no estudo 'Ecossistemas e Biodiversidade em Águas Profundas e Alto Mar', realizado pelo Pnuma há três anos.
O relatório mostra como a pesca predatória, a poluição e outros problemas como as mudanças climáticas estão afetando o mundo marinho.
O idealizador do projeto é o ambientalista britânico David de Rothschild, que também é 'Herói do Clima' da agência da ONU.
Rothschild e equipe devem percorrer mais de 11 mil milhas náuticas, o equivalente a 20 mil Km, para alertar sobre a grande quantidade de resíduos plásticos nos oceanos.
Lixo Marinho
A idéia também é estimular iniciativas sobre como o lixo poder servir como fonte para soluções reais.
Segundo outro estudo recente do Pnuma, o plástico é o mais perigoso tipo de lixo marinho, responsável por 80% dos resíduos coletados nos oceanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário