terça-feira, 23 de março de 2010

OMI debate impacto ecológico do transporte marítimo

Reunião de Londres vai debater formas de reduzir a emissão de gases do efeito estufa por embarcações de todo o mundo; encontro deverá também discutir regras para classificar barcos e navios de acordo com a eficiência energética.

Por Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova York.*


O Comitê de Proteção Ambiental Marítimo está reunido esta semana em Londres para debater a poluição causada pelo transporte marítimo mundial.

O órgão da Organização Marítima Internacional vai também discutir regras para classificar barcos de acordo com a eficiência energética.

Efeito Estufa
"O comitê faz parte da Organização Marítima Internacional e tem como uma de suas principais missões reduzir a emissão de gases do efeito estufa por embarcações de todo o mundo.

Os delegados tentam neste ano aprovar mudanças numa convenção internacional chamada "Marpol" para ajudar a diminuir a poluição causada pelo tranporte marítimo internacional.

Se as propostas apresentadas forem aprovadas, haverá uma área especial perto da América do Norte que precisará fazer um esforço extra para cortar a emissão de gases como o óxido sulfúrico e o óxido de nitrogênio.

Eficiência Energética
Espera-se que também sejam discutidas regras para classificar barcos e navios de acordo com a eficiência energética. Assim, ficará mais fácil para as empresas de transporte investir na renovação de suas frotas de maneira mais eficiente do ponto de vista ambiental".
O encontro de cinco dias termina na sexta-feira, dia 26.

Nenhum comentário: