sexta-feira, 30 de abril de 2010

Seminário em SP discutirá relações de consumo e mudanças climáticas

Com o tema As mudanças climáticas e as relações de consumo: desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável, o seminário é promovido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor.

Por Renato Oliveira do Ministério da Justiça

Cada dia mais a sociedade adquire consciência que produzir e consumir de forma sustentável ajuda a preservar o destino do planeta e as futuras gerações. Essa relação entre consumo e meio ambiente é o tema que será debatido em um seminário que acontece nos dias 5 e 6 de maio, na PUC, em São Paulo. O evento é promovido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor, em parceria com a PUC-SP e o Grupo de Trabalho em mudanças climáticas, formado pelo Ministério da Justiça e representantes do Procon São Paulo, Procon Bahia, Idec e TRF da 3ª Região.

Com o tema As mudanças climáticas e as relações de consumo: desafios e perspectivas para o desenvolvimento sustentável, o seminário é voltado para integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, professores e alunos da PUC, agentes formuladores de políticas públicas de consumo sustentável e estudiosos das interfaces do direito do consumidor e do direito ambiental. O objetivo é fomentar a promoção de políticas públicas e consumo sustentável.

O seminário será dividido em quatro painéis, com a realização de palestras e debates sobre temas como consumo consciente, selos ambientais e responsabilidade pós-consumo. Serão disponibilizadas 150 vagas e os interessados em participar devem enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail consumosustentavel@mj.gov.br entre os dias 27e 30 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 2025-9322 , (61) 2025-9322 e 2025-3287.

Painéis
Painel 1- Mudanças climáticas e transformações nos padrões de produção e consumo: co- responsabilidade entre governo, empresas e consumidores.

Painel 2- Direito à informação do consumidor e mudanças climáticas: rotulagem, publicidade e selos ambientais.

Painel 3- Direitos e deveres do consumidor sob a perspectiva da responsabilidade ambiental pós-consumo.

Painel 4- Experiências e desafios nas compras públicas para um desenvolvimento sustentável.

Fonte: EcoAgência

Nenhum comentário: