sexta-feira, 7 de maio de 2010

Comissão vai ouvir Petrobras sobre segurança ambiental do pré-sal

Da Redação
A Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai realizar audiência pública com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielle, e de técnicos da empresa para que eles expliquem as medidas preventivas que estão sendo adotadas para evitar que ocorra na exploração de gás e petróleo da camada do pré-salO termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas no fundo do mar com potencial para a geração e acúmulo de petróleo localizadas abaixo de uma extensa camada de sal. Os reservatórios brasileiros nessa camada estão a aproximadamente 7 mil metros de profundidade, em uma faixa que se estende por cerca de 800 km entre o Espírito Santo e Santa Catarina. desastres como o que atinge o Golfo do México.

O autor do requerimento aprovado ontem, deputado Sarney Filho (PV-MA), explica que após a explosão da plataforma que está derramando milhões de barris de óleo na costa dos Estados Unidos, e o fato de que a maior parte da exploração futura do petróleo no Brasil se dará em águas profundas, é necessário definir e adotar os mecanismos de prevenção e atendimento a acidentes e emergências ambientais.

Para Sarney Filho, o contínuo aumento das complicações e dos custos dos processos de localização de jazidas de óleo em regiões remotas e inóspitas, de sua produção e de seu transporte até os mercados têm significativos impactos sobre o meio ambiente, físico, biótico e antrópico.

A data da audiência ainda não foi marcada.

Nenhum comentário: