quinta-feira, 13 de maio de 2010

Os sonhos e o meio ambiente

Por Vilmar Berna

Existem sonhos que alienam e escravizam e sonhos que libertam. Exemplo de sonhos que escravizam são aqueles que nos fazem consumir além de nossas necessidades, com a falsa promessa de felicidade e reconhecimento social.
Exemplo de sonhos que libertam são aqueles que nos fazem buscar a felicidade nas emoções e prazeres do dia a dia, numa boa música, no domínio de uma arte, no prazer do contato ou contemplação da natureza, de um por de sol, no abraço gostoso de uma criança, a presença física e espiritual dos amigos, da pessoa amada, a companhia solidária e incondicional de nossos irmaozinhos, os animais, etc.

Sem dúvida que a vida é feita de escolhas, mas estas escolhas não surgem do nada. Elas se baseiam nas informações que recebemos, nas idéias e valores que temos sobre nós próprios e sobre o mundo e os outros e, principalmente, em nossos sonhos! Se as informações forem falsas, tendenciosas, manipuladoras, mentirosas, nossas escolhas, assim como nossos sonhos, poderão nos escravizar em vez de libertar! Não é por um acaso que os primeiros a sofrem censura numa ditadura são os jornalistas, escritores, músicos, poetas! Os sonhos são a matéria prima dos artistas podem ser libertadores e revolucionários! Também não é a toa que em plena democracia exista tanto interesse de políticos e dos poderosos em manter a posse e
propriedade dos meios de comunicação!

O mundo não é o que é mas é uma espécie de imagem, quase uma ilusão, que construimos em nossa mente, aí mesmo, onde vivem os sonhos e ideais! Um mesmo rio pode ser visto como uma deusa, um ser sagrado para um povo, como o Ganges é para milhões de indianos, e ao mesmo tempo ser visto apenas como um
recurso hídrico para gerar eletricidade e riquezas. Ou seja, o rio é o mesmo, mas na visão de realidade de um, o rio tem valor em si, na visão de outro, esse valor só existe se for para atender nossas necessidades.

O que sonhamos para nós, ou para nossos filhos, no futuro? Que tipo de país ou de mundo imaginamos para o amanhã? Alias, imaginamos um amanhã? Sem os sonhos, a vida que já é tão curta ficaria também pequena e bem poucos sacrifícios valeriam a pena. Para que estudar, e investir na formação dos filhos se não houver o sonho de um futuro melhor onde existirão oportunidades?

Para que investir no amor, se as pessoas são todas iguais e irão te ferir de qualquer jeito, mais cedo ou mais tarde! Sem sonhos de que as pessoas podem ser diferentes, e podem mudar para melhor, ou que o próprio mundo pode ser melhor, não valeria a pena nem tentar amar ou lutar para mudar o mundo!

Mas, atenção com a idéia de 'melhor'! O que para uns pode significar um mundo mais fraterno, solidário, justo, sustentavel ambientalmente, para outro pode significar um mundo de mais dinheiro, controle e poder! Por isso é tão importante nos manter críticos e de olhos, mente e coração abertos, por que as verdadeiras prisões não são as que impedem nosso corpo de ser livre, mas as que impedem os nossos sonhos de serem livres e acreditar, querer e lutar por um mundo melhor que só pode existir primeiro em nossos sonhos.

É preciso estar atentos aos falsos sonhos de liberdade e felicidade, que no fundo, só pretendem nos fazer ou manter escravos do consumismo desenfreado, que está acabando com nosso tempo livre, já que nos obriga a trabalhar cada vez mais e mais para pagar as contas de todas as quinquilharias que somos induzidos a consumir, deixando atrás de nos um meio ambiente arrasado e cheio de lixo, mau cheiro e poluição e a nós próprios cada vez mais ansiosos, frustrados e infelizes!!



Um comentário:

Fujiro disse...

Olá, boa tarde.

Muito interessante seu post, bem descritivo. Acabamos de divulga-lo em nosso twitter. Nossa empresa trabalha apenas com material reciclado, na criação de bolsas, ecobags e Camisetas. Pensar em nosso futuro do jeito que o mundo vem sido "levado" é meio decepcionante, mas nós, assim como você, queremos e estamos lutando por um planeta melhor.

Caso queira conferir:

www.twitter.com/fujiro