terça-feira, 29 de junho de 2010

Experiências em Responsabilidade Ambiental

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) em parceria com a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) realizará o Ciclo de Ino­vações 2010 - “Experiências em Responsabilidade Ambiental”. O ciclo é composto de quatro encontros com foco nas engenharias civil, agronômica, química e eletro-eletrônica. O primeiro encontro ocorrerá durante as comemorações do 80º aniversário da Sergs e abordará o tema “Obras Civis: o desafio da Sustentabilidade”.

Local: sede social da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) Av. Cel. Marcos, 163, Pedra Redonda, Porto Alegre, RS.

Programação (*)
11h00 - Recepção e abertura
11h30 - Palestra “Produção e tecnologias mais limpas - avanços - aplicação na engenharia civil” professor Carlos Alberto Mendes Moraes
12h30 - Case “Empreendimentos residenciais sustentáveis” engenheiro Cláudio Teitelbaum
13h00 - Case “Socioambiental: uma nova idéia na concepção de obras de tratamento de Esgoto” engenheiro Valdir Flores
13h30 - Debates
14h00 - Encerramento

(*) O almoço será servido durante o evento

Palestrantes
Carlos Alberto Mendes Moraes - Engenheiro Metalúrgico pela UFRGS, mestre em Engenharia Metalúrgica pela UFRGS, doutor em Ciências dos Materiais - University of Manchester. Professor adjunto da Unisinos. Editor da revista eletrônica Estudos Tecnológicos em Engenharia (Qualis B4/B5). Membro do comitê fundi/RS – Sebrae/RS, do Brazilian Committee for Phase Diagrams of Materials, do comitê de meio ambiente do Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos, e do comitê gestor - Fórum Gaúcho de Produção Mais Limpa. Experiência na área de engenharia de materiais e metalúrgica, com ênfase em reciclagem de resíduos.

Claudio Teitelbaum - Engenheiro Civil pela UFRGS, mestre em Administração de Empresas pelo PPGA/UFRGS. Diretor de Qualidade e Relacionamento com o Cliente do Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum. Responsável pela Gestão da Qualidade na empresa - Prêmio Nacional da Qualidade 2003, Troféus Diamante (2003 e 2004), Ouro (2002), Prata (2001) e Bronze (1999 e 2000) do Prêmio Qualidade RS, promovido pelo PGQP, Prêmio CNI de Gestão Ambiental – Etapa Nacional, nos anos 2000, 2002, 2005, 2006 e 2008. Vice-presidente do Sinduscon-RS, Examinador Sênior, Orientador e Instrutor da Banca Examinadora do PNQ, Diretor de Qualidade da Fundação Bienal do Mercosul, Diretor do PGQP e representante da Joal Teitelbaum no United States Green Building Council e no Green Building Council Brasil.

Valdir Flores - Engenheiro Civil pela UFRGS; pós-graduado em drenagem pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas/UFRGS. Atuou por trinta anos em projetos, obras e manutenção de sistemas de abastecimento de água e coleta de esgotos sanitários, tendo exercido cargos de diretor e superintendente no Dmae. Também exerceu atividades, como professor de ensino técnico e instrutor em treinamentos. Atualmente é coordenador do Programa Integrado Socioambiental pelo Dmae e consultor técnico em obras de Saneamento Básico.

Nenhum comentário: