quarta-feira, 9 de junho de 2010

Rebia debate sobre o papel do cinema na Comunicação Ambiental

Durante os dias 19 e 20 de junho, a Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia) promoverá uma Oficina de Comunicação Ambiental durante o Cine Sul Ambiental, mostra temática que faz parte da programação oficial do Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo (Cinesul).

A oficina será ministrada pelo editor científico e coordenador do Fórum Nacional da Rebia, jornalista Fabrício Ângelo, que é mestre em Ciência Ambiental.

Segundo uma das organizadoras do Cinesul, Claudia Duran, os filmes de temática ambiental sempre marcaram presença no festival, mas de maneira tímida a princípio.

“Mas desde 2007, ano em que entrei pra produção do evento, estamos percebendo um número crescente deste tipo de produção, assim como o tema meio ambiente, que vem conquistando espaço em todas as outras mídias também”.

A parte ambiental do evento tem a curadoria do produtor Washington Carvalho. Para Claudia a intenção de divulgar produções com temática ambiental não é só levar entretenimento com bonitas imagens de natureza, mas acima de tudo trazer reflexões. “E por isso incluímos a oficina na programação, é necessário termos um espaço de integração e debate com o público, fortalecendo a ideia de que o melhor caminho para o homem é viver de maneira sustentável”, disse.

A mostra será realizada no Centro de visitantes do Jardim Botânico que fica à rua Jardim Botânico, 1008, bairro Jardim Botânico. Mais informações pelos telefones 2232-2044 e 3874 1808 ou pelo email claumarduran@gmail.com

O Cinesul
O Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo foi criado, em 1994, no Rio de Janeiro como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, tendo ampliado seus alcance já em sua terceira edição. Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica e este ano, trabalhos em todos os suportes. O Cinesul é fruto do trabalho da pesquisadora e jornalista Ângela José do Nascimento (1956-2007) e do produtor e pesquisador Leonardo Gavina.

Conforme Gavina, esse ano houve um aumento significativo no número de inscritos em relação a 2009. “Foram 977 filmes contra os 700 de 2009. Do Brasil vem mais da metade das produções, seguido da Espanha, Argentina e Venezuela. Tivemos até inscrições de países como França, Inglaterra e Canadá que versavam sobre algum tema ligado à latinidade. A comissão de seleção teve muito trabalho para selecionar o que vamos apresentar, não apenas os filmes da competição mas também o que será exibido em mostras paralelas. A qualidade é o principal requisito e temos certeza que o público vai ficar satisfeito com o que verá”, destacou.

PROGRAMAÇÃO DO CINESUL AMBIENTAL

Dia 18 de junho - Sexta feira

A partir da 15h00

El morichal
Chamado de atenção sobre as antigas políticas de exploração petroleira na Venezuela e suas consequências na Comunidade Kariña de Tascabañas, que convive com um escape de gás Metano na sua principal fonte de água.
Venezuela/Cuba, 2009/ 28 min.
Direção: Manuela Blanco

Os mangues e nós
Uma canoa andarilha nos convida a experienciar uma viagem por rios de mangues do ceará, e nesse percurso nos apresenta os espaços, os tempos, as relações e a vida nos manguezais.
Brasil, 2009/54 min
Direção: Sabina Nunes Colares

Dia 19 de junho - Sábado

A partir das 10h30

Oficina de Comunicação Ambiental (parte I)

12h30 – Almoço

A partir das 15h

Entre rios
Propõe um resgate à história da cidade de São Paulo tendo como foco a relação da cidade com seus rios. Aqueles que foram a base para fixação da vila nesse território hoje se encontram escondidos subterraneamente ou encurralados por avenidas.
Brasil, 2009 / 25min.
Direção: Caio Silva Ferraz

Outras margens
Aos caiçaras do litoral sul de São Paulo, e a nós todos, foram-nos concedidos todos estes tesouros, abundância das águas, de pescado, de frutos, de verde... de beleza. Águas que, correndo há milhares de anos, moldaram, e continuam moldando, o meio físico e a vida dos homens que nele co-habitam.
Brasil, 2009 / 56min.
Direção: Felipe Scapino

Dia 20 de junho - Domingo

10h30 às 12h00 - Oficina de Comunicação Ambiental (parte II)

Dia 24 de junho – Quinta-feira

A partir das 15h

Dias de caiçara
Documento único que, pela primeira vez, registra a música, o jeito de viver e de ser dos caiçaras. Uma vibração que sem as circunstâncias do passado, jamais se reproduzirá nas novas gerações. Mais do que o registro, um tributo aos caiçaras que trouxeram até os dias de hoje este legado encantador.
Brasil 2009 / 45min.
Direção: Luis Scarabel Junior

La moneda (LP)
Reflexão sobre episódios como a Guerra do Pacífico (século XIX), e o período da Unidade Popular do então presidente Salvador Allende. Nos dias atuais, o projeto da mineradora canadense Barrick Gold choca ambientalistas ao propor remover glaciais andinos para extrair ouro da mina de Pascua Lama.
Brasil/Chile, 2009/ 94 min.
Direção: Pedro Dantas

Dia 25 de junho – Sexta-feira

A partir das 15h

Huanacache, tierra huarpe (LE)
Lagoas de Huanacache é uma região geográfica que compreende o nordeste de Mendoza e sudeste de San Juan, Argentina. Ali se refugiaram os huarpes. Em outros tempos, estas Lagoas, cheias de água e abundancia davam vida a um povo que navegava em suas balsas. Hoje são poços cheios de areia e desolação.
Argentina, 2010 / 36min.
Direção: Silvina Cuman y Javier Orradre

Seguir remando
Narra, a través de seus três protagonistas, a transformação de sua cotidianidade, como a de milhares de danificados na cidade de Santa Fe de la Vera Cruz, após sofrer a dor e as perdas materiais durante as enchentes acontecidas nos anos 2003 e 2007 na referida cidade.
Argentina, 2009 / 52 min
Direção: María Langhi

Dia 26 de junho - Sábado

A partir das 15h00

O olhar de João
Como é pensar como a natureza pensa, se a gente não a percebe e a despreza? O documentário mostra como que o fotógrafo João Caetano vê faces e formas ocultas em pedras, troncos, flores e frutos. Um alerta através da fotografia.
Brasil, 2010 / 21min
Direção: Mariley Carneiro

Maré – refúgio da lua
No Subúrbio Ferroviário de Salvador vivem mulheres que se sustentam com a pesca de mariscos, são as Marisqueiras. Elas aprenderam esse ofício com seus pais; contam como era e como é sobreviver só de mariscos, quais as consequências para essa atividade com a poluição aumentando a cada dia.
Brasil, 2009 / 11`25min
Direção: Raiane Vasconcelos

Dr. Ruy, um plantador de águas
Nos anos 70, quando a economia local desenvolvia atividades de extração de madeira, produção de carvão e pecuária de corte, o Dr. Ruy Brandão Caldas suspendeu em sua propriedade toda atividade que agredisse o meio ambiente e iniciou um sério trabalho de recuperar matas e nascentes e de proteger fauna e flora
Brasil, 2009/ 58min.
Direção: Alexandre Toscano

Dia 27 de junho – Domingo

A partir das 15h00

Qué puedo hacer yo?
Este documentário oferece um pouco mais de compreensão do problema ambiental global e como se relaciona com cada um de nós, motivando uma mudança cultural que nos convide a estar atentos e identificar os impactos ambientais de nossos atos cotidianos.
Argentina, 2008/ 82min.
Direção: Víctor Cruz y Edgardo Trevisan

Nenhum comentário: